São Paulo, segunda-feira, 01 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LITERATURA

Projeto do jornalista Marcelo Andrade visa adaptar obras do autor para difundi-las em áreas carentes Machado de Assis é transportado para o universo das HQs

Machado de Assis é transportado para o universo das HQs

ANA CÂNDIDA DE AVELAR
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A adaptação de contos de Machado de Assis (1839-1908) para os quadrinhos é o objetivo do projeto Literatura2, do jornalista Marcelo Andrade, 30.
"A adaptação tentará respeitar ao máximo a estrutura da obra original, mas não podemos esquecer que a estrutura dos quadrinhos é diferente da literária."
Andrade acredita que Machado "já não exerce mais tanto encanto nas novas gerações" quanto exercia na juventude do jornalista.
Para ele, os jovens de classe média têm outras ocupações, como a Internet, o videogame e as discotecas. As classes mais baixas, que não têm acesso a esses tipos de diversão, são seu público-alvo.
O jornalista acredita que esses jovens se identificarão com a biografia de Machado -um autor mulato e pobre que foi marginalizado na sociedade preconceituosa em que vivia.
Exemplares dos quadrinhos serão distribuídos gratuitamente em escolas em áreas carentes. Para escolher as áreas, Andrade buscou projetos sociais via Internet.
O quadrinhista Spacca -que já teve experiência com a adaptação de Machado quando ilustrou "A Carteira", antes de entrar para o projeto- assumirá "O Enfermeiro". Os outros artistas que participarão do Literatura2 são Newton Foot, que ilustrará "A Cartomante", Maringoni, que escolheu "Pai Contra Mãe", e Lourenço Mutarelli, que abordará "A Causa Secreta". Osvaldo Pavanelli desenhará a biografia de Machado adaptada por Andrade e fará a capa, e Orlando Pedroso cuidará do projeto gráfico (ambos são ilustradores da Folha).
O planejamento de marketing ficou por conta da administradora Mírsia Nakao, e a distribuição será feita pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (órgão ligado à Secretaria Estadual de Educação).
"Quero compartilhar com os outros o mesmo prazer da leitura de histórias em quadrinhos e prosa que tive", diz Andrade sobre o aspecto social de seu projeto.
Sobre seu contato com a obra machadiana, o jornalista conta que trabalhou como revisor em um cursinho que publicava análises e obras de autores brasileiros. Foi a oportunidade que teve na vida adulta para reler os livros de sua infância. A leitura influenciou sua escolha profissional.
"Ao contrário do que as pessoas acreditam, os quadrinhos incentivam a leitura de livros", diz ele. "O projeto não visa substituir os livros didáticos."
Literatura2 está inscrito na lei Rouanet para captar recursos junto a patrocinadores. O projeto levará quatro meses para ser concluído a partir da data da liberação de verbas.
Mais informações podem ser obtidas pelo tel. 0/xx/11/9266-6758 ou pelo e-mail: mandrade@nvcnet.com.br.



Texto Anterior: Nova peça de Shepard é principal estréia da Broadway em 2001
Próximo Texto: Teatro: Livro joga luz sobre criações coletivas nos anos 70
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.