São Paulo, sexta, 1 de janeiro de 1999

Próximo Texto | Índice

OSCAR QUIROGA - ASTROLOGIA
O ano novo valoriza o aspecto cultural

Aqui na Terra dos humanos ocidentais começa o ano de 99. No céu é Lua cheia em Câncer, e Vênus mantém um relacionamento tenso com Saturno.
Este Ano Novo é um invento cultural, pois não há nenhum referendo astrológico para ele.
O verdadeiro Ano Novo, com base cósmica, acontece quando o Sol ingressa em Áries, no dia 20 de março.
Após a reforma do calendário iniciada por Júlio César no ano 45 a.C. e finalizada pelo papa Gregório em 1582 a.D., é que foi instituído que o ano começasse no dia 1º de janeiro.
Ganhou-se com isso uma grande precisão na medição do ano tropical, porém foi perdida a correlação entre as festividades e o acontecimento cósmico, ajudando a mergulhar a humanidade em seu maior distanciamento da natureza, custando-lhe o indizível sofrimento de uma saudade que não tem forma, mas que está sempre presente.
Qual é o valor da exatidão matemática se ela não vai ajudar o ser humano a compreender sua íntima relação com o universo do qual é feito, no qual vive sua vida e tem seu ser?
De que serve o conhecimento científico se o humano continua amarrado às suas imperfeições, desterrado da luxuriante experiência dos sentidos?
²


E-mail: astro@o-quiroga.com


Taurino Não pense nos acontecimentos de maneira radical; a leveza é fundamental para a alegria

ÁRIES (21 mar. a 20 abr.)
Ainda que o ano esteja começando apenas formalmente e que você carregue consigo questões que são de outros tempos, aproveite o entusiasmo generalizado para se renovar. Renovar-se significa se livrar de alguns pesos.

TOURO
(21 abr. a 20 mai.)
Ainda que por momentos você sinta o peso de uma certa futilidade que drena parte de sua energia, procure não pensar nos acontecimentos de forma radical, pois não é sua vida como um todo o que está em jogo. A leveza é fundamental para a alegria.

GÊMEOS
(21 mai. a 20 jun.)
Antes de começar a agir, medite sobre a consequência de seus atos. Ainda que faça isso apenas por um momento e depois retome sua habitual impulsividade, você terá se aproximado um pouco mais de se converter em alguém consequente.

CÂNCER
(21 jun. a 21 jul.)
O que o destino lhe reserva? Nada além daquilo que você tenha plantado, seus desejos, suas reais aspirações e toda a ansiedade com que cultiva sua vida. A existência é um contínuo casamento entre as oportunidades e os desejos.

LEÃO (22 jul. a 22 ago.)
É melhor desejar que a vida se transforme, pois esse processo está mesmo em andamento e não serão os seus desejos que o impedirão. Acompanhar o fluxo misterioso da vida é uma das bases da certeira aproximação à felicidade.

VIRGEM
(23 ago. a 22 set.)
Emocionalmente você está enfrentando o reflexo de tudo o que ficou preso em seu interior, protelado a um momento que é o atual. Há questões que não podem mais ser proteladas e para fazer a renovação desejada precisam ser enfrentadas.

LIBRA
(23 set. a 22 out.)
Libertar-se das más influências devia ser seu objetivo principal, pois você andou cometendo muitas tolices por causa disso. As más influências não são responsabilidade das outras pessoas, mas da abertura que você mesmo deu a elas.

ESCORPIÃO
(23 out. a 21 nov.)
Todos os benefícios que o destino pode lhe oferecer dependem inteiramente da maneira com que você lide com seus relacionamentos. Lembre-se desta premissa básica, especialmente nos momentos em que tudo parece estar contra você.

SAGITÁRIO (22 nov. a 21 dez.)
Esteja consciente de que o tempo é essencial para o reconhecimento dos erros cometidos e somente esse exercício fará com que você atinja a liberdade que tanto deseja. Se quiser ultrapassar essa etapa, os resultados podem ser imprevisíveis...

CAPRICÓRNIO
(22 dez. a 20 jan.)
Uma vez que as decisões sejam claras e corretas, todo o resto será mais fácil. Não é à toa que sua mente gasta toneladas de energia pensando e pensando. Quando o pensamento correto for atingido, você terá quase chegado lá.

AQUÁRIO
(21 jan. a 19 fev.)
Momentos bons, momentos ruins, assim mesmo é a vida. O interessante de tudo isso é que, apesar das flutuações, algo permanece. Esse algo que permanece é você mesmo, que vive todos os momentos e os administra da maneira que é possível.

PEIXES
(20 fev. a 20 mar.)
Se você for esperto, cada sensação de ter sido humilhado se converterá numa nova força que aumentará a virtude do amor em seu coração. Devolver as ofensas com as mesmas armas é o mesmo que se transformar no inimigo odiado.




Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.