São Paulo, domingo, 01 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TAPEÇARIA

Banquete presidencial

A tapeçaria "O Grande Medo", do artista francês Jean de Lurçat, "morou" por dez anos no endereço mais nobre do país: o Palácio da Alvorada, em Brasília, onde vivem os presidentes da República no período em que governam o Brasil. Ela enfeitava uma das paredes do salão de banquetes do palácio.
 
No final de 2003, depois das reformas feitas pela primeira-dama, Marisa, no lar presidencial, o Masp, dono da peça, foi informado de que ela seria devolvida. A tapeçaria retornou ao antigo endereço em novembro.
 
Como tem mais de 6 m de largura e 3 m de altura, a peça não pôde ser exposta, por falta de espaço, e foi guardada na reserva técnica do museu. Lurçat (1892-1966) está entre os maiores nomes da tapeçaria francesa, que ele ajudou a divulgar. Nas comemorações dos 400 anos de São Paulo, em 1954, foi organizada uma grande exposição de seus trabalhos na cidade e, ao fim da mostra, o governo do Estado comprou e doou a peça ao museu. Em 1991, ela foi solicitada pelo governo Collor para enfeitar o Alvorada. E lá ficou durante os governos de Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso. Durante todo esse tempo, um técnico do museu ia a Brasília anualmente para verificar se a tapeçaria estava em boas condições.


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Portas abertas: Vem aí o Museu Klabin
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.