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PROJETO
Salas de exibição da rede norte-americana Cinemark chegam ao Brasil na segunda quinzena de setembro
Shopping de cinema tem sessão a cada 5 min
DENISE MOTA
da Redação
Cinemas que oferecem praça de
alimentação, assentos com porta-copos e sessões que começam a
cada cinco ou dez minutos, com
pelo menos oito salas de exibição
apresentando filmes simultaneamente.
Esse é o novo tipo de cinema que
chega a São Paulo na segunda
quinzena de setembro, quando a
exibidora norte-americana Cinemark inaugura seu primeiro complexo no Brasil, com dez salas de
exibição (num total de 2.200 lugares), no ABC Plaza Shopping.
A exibidora, quarta maior empresa do setor nos Estados Unidos,
planeja abrir 70 salas no país até o
final deste ano.
Em São Paulo, após o ABC Plaza
Shopping, a Cinemark inaugura 12
salas de exibição no Shopping Colinas, em São José dos Campos.
Os próximos planos são construir 11 cinemas no shopping SP
Market, dez no shopping Interlagos, 13 no shopping Aricanduva e
oito no shopping Metrô Tatuapé,
todos na cidade de São Paulo.
A Cinemark já construiu 130 salas no México e 30 no Chile. A partir deste ano, investe no Brasil, Argentina, Equador, Peru, El Salvador e Porto Rico.
De 98 em diante, a exibidora planeja construir sete salas na Nicarágua e 14 em Honduras, além de estudar a instalação de cinemas na
Guatemala e em Belize.
``Estamos trazendo nossos
`multiplex', espécie de shopping
de cinemas que existe nos Estados
Unidos. É o estilo americano de
exibição, com 8 a 30 salas reunidas
em um mesmo local. Para o Brasil,
traremos de 8 a 16 salas, aproveitando a revitalização de uma indústria que ficou meio adormecida no país'', afirma Valmir Fernandes, gerente-geral da Cinemark no Brasil.
Nesses locais, o espectador compra lanches rápidos na porta da sala de exibição.
``Os `snack bars' ou as chamadas
`food stations'-um balcão com
vários atendentes- estarão dentro do nosso cinema'', diz Fernandes.
O cinema vai ocupar nos shoppings um espaço de, aproximadamente, 5.000 m2 incluindo lobby,
área de alimentação e as salas.
Pelo sistema, os filmes nunca começam no mesmo horário, com
intervalos entre cinco e dez minutos a cada novo início de sessão.
``Filmes com maior possibilidade de lotação vão começar antes.
Se um grande sucesso ocupar três
ou quatro salas, ainda sobram seis
para colocar filmes que possam
atingir públicos diferenciados. O
problema atual dos shoppings é
que eles ocupam todas as salas só
com grandes hits. Se você já assistiu a todos, acaba não tendo opção.''
De acordo com Fernandes, os ingressos terão o mesmo preço dos
cinemas normais de São Paulo, entre R$ 7 e R$ 10, ``dependendo da
localização''.
Também pelo projeto da Cinemark, dentro das salas as cadeiras
serão colocadas de modo que o espectador fique pelo menos meio
corpo acima da pessoa a sua frente.
Nos Estados Unidos, as maiores
exibidoras são a Carmike Cinemas, com 2.500 salas em todo o
país, a United Artists, com 2.400
salas, a A.M.C. Entertainment,
com 1.950 salas, e a Cinemark,
com 1.600 salas.
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