São Paulo, quinta-feira, 01 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Emissoras reagem contra lobby americano

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Executivos das principais redes de TV do país começaram ontem a articular um encontro de cúpula para discutir os rumos da TV digital no Brasil. As emissoras temem a pressão do governo dos Estados Unidos, que pretende colocar o assunto na pauta de discussões da Alca (Área de Livre Comércio das Américas).
Os EUA fazem lobby para que o Brasil adote o sistema de TV digital norte-americano. Mas as emissoras brasileiras, baseadas em testes e no relativo fracasso do padrão dos EUA, querem que o país adote o sistema japonês.
A escolha do padrão de TV digital, prevista inicialmente para agosto passado, vem sendo adiada pelo Brasil. Deve sair em abril. O governo também já dá sinais de que a escolha não será meramente técnica e que envolverá questões políticas e econômicas, como a troca de mercados.
As emissoras brasileiras rejeitam o padrão americano. Dizem que só funciona em um país como os EUA, em que a TV a cabo atinge 85% das residências, e não no Brasil, país pouco cabeado. O padrão japonês, segundo as TVs, seria o ideal para o país, pois sua recepção móvel seria a melhor.
As emissoras temem também a demora para escolha do padrão. Acreditam que, assim, irão perder mercado para a Internet e a TV a cabo, que sairão na frente delas na TV interativa -a Net, por exemplo, estuda transmitir o Oscar em pelo menos dois canais.

OUTRO CANAL

Balanço
O desfile da Tradição, que homenageou Silvio Santos, deu a maior audiência do Carnaval à Globo, com 39 pontos. Em São Paulo, a maior audiência foi da Gaviões, que desfilou no sábado, com 31 pontos. Na média, o Carnaval da Globo ficou com 14 pontos na sexta e na segunda e com 18 pontos no sábado e no domingo.

Consolo A Rede TV! perdeu os direitos de transmissão dos desfiles, mas está se gabando por ter vencido a Band, durante a madrugada, com imagens de bailes, no domingo, segunda e terça. Anteontem, com o Gala Gay, superou a Band das 23h às 2h, com 7 pontos a 2.

Massa falida
Carlos Massa, o Ratinho, diz que ainda não desistiu da produção de programas para o SBT, iniciada com o "Meu Brasil Brasileiro" -a atração estreou em novembro e já saiu do ar, porque dava prejuízo. Mas todos os funcionários que trabalhavam na produção foram demitidos. E os estúdios, onde antes funcionava o jornalismo da Globo, já foram devolvidos.

Princesa
A Record decidiu exibir o programa de Netinho, "Sonho da Gente", das 13h30 às 15h, aos domingos, a partir do dia 11. Avalia que o pagodeiro, que trabalhou no "Domingo Legal" (SBT), já tem público dominical.


E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Buemba! Dia Nacional das Popozudas Arriadas!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.