São Paulo, quarta-feira, 01 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

"Falta transparência à TV digital", diz Europa

Renato Rocha Miranda/TV Globo
UPGRADE Ex-VJ da MTV, Sarah Oliveira grava em Angra dos Reis sua reportagem de estréia no "Vídeo Show", no ar em abril, sobre as primeiras gravações de "Cobras e Lagartos", próxima novela das sete

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

O lobby do sistema de TV digital europeu (DVB) divulga hoje um documento em que critica a "falta de transparência" e de "abrangência" nas discussões sobre a adoção da tecnologia no Brasil.
O documento, assinado pela Coalização DVB Brasil, que reúne empresas como Philips, Siemens e Nokia, é um torpedo contra o ministro das Comunicações, Hélio Costa, que defende o padrão japonês, o preferido das redes.
O governo promete decidir até 10 de março qual tecnologia adotará no país. Estão na disputa o padrão de modulação japonês, o europeu e o americano.
O documento da Coalização DVB sugere que a adoção da TV digital no Brasil leve em conta o "bem comum" (e não apenas os interesses das redes). Com isso, querem discutir um modelo de televisão que rompa com o atual, em que as redes monopolizam o espectro de UHF e VHF. O sistema europeu privilegia a distribuição de novos canais de TV, mas sem alta definição (HDTV).
O documento pede um "debate balanceado". "É recomendável protocolar debates e reuniões e disponibilizar as respectivas notas na internet", opina.
"Houve falta de transparência e de abrangência. Não se discutiu a convergência da TV digital terrestre com a por satélite, via parabólicas", diz Mário Baumgarten, diretor de tecnologia da Siemens.
"A decisão vai afetar a indústria nos próximos 30 anos. Não é só uma discussão de TV digital, mas de reposicionamento da indústria. A convergência do televisor com o computador vêm porque haverá aparelho convergido mais barato", afirma Baumgarten.
A assessoria do ministro Hélio Costa diz que todos os interessados (redes, telefônicas, fabricantes) estão sendo ouvidos e que não há falta de transparência. Para as redes, os europeus querem mudar as leis brasileiras e impor sua tecnologia para permitir que as telefônicas ocupem o espectro de UHF e VHF e cobrem pela distribuição de conteúdo. As emissoras iniciaram no final de semana uma campanha na TV defendendo a TV aberta "100% grátis".

OUTRO CANAL

Retorno Sonia Braga mandou um e-mail sábado a seus amigos no Brasil anunciando sua volta ao país. Depois de 26 anos, ela fará uma novela inteira, "Páginas da Vida", próxima das oito da Globo. "Queria que vocês soubessem por mim", escreveu. Mas a notícia já estava nos jornais.

Voz Carlos Alberto Ricelli vai ancorar em março e abril a sessão "Cine Brasil", da TV Cultura, anunciando os filmes a serem exibidos.

Riso O ator Ângelo Antônio fará uma participação em "A Grande Família". Será Menezes, que simula um suicídio para dar um golpe em Lineu (Marco Nanini).


E-mail - dcastro@folhasp.com.br

Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Ardidos como pimenta
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.