São Paulo, terça, 1 de abril de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERSONALIDADE
Falhas na estrutura do carro também são apontadas
Inquérito culpa Chico Science por acidente que o matou

FÁBIO GUIBU
da Agência Folha, em Recife

O acidente que provocou a morte do cantor e compositor Chico Science, no dia 2 de fevereiro passado, foi provocado por imprudência do próprio artista.
A conclusão do inquérito que investigava o acidente foi divulgada ontem em Recife (PE) pelo delegado da Polícia Civil, Paulo Barbosa.
O inquérito também aponta falhas na estrutura de segurança do carro dirigido pelo cantor -um Fiat Uno-, mas não considera a montadora co-responsável pelo acidente. Ninguém foi indiciado.
Segundo o delegado, Science dirigia ``de forma perigosa'', a mais de 110 km por hora, na pista direita da avenida Agamenon Magalhães quando ocorreu a colisão.
De acordo com a perícia, ele fez uma manobra brusca para a esquerda, sobre o viaduto que marca a divisa do município com Olinda, e foi abalroado por um veículo azul, não identificado.
Com o choque, revelou o inquérito, o cantor perdeu o controle do carro, atravessou a pista em sentido diagonal, bateu na guia e depois em um poste. O impacto provocou o rompimento da fivela do cinto de segurança usado pelo artista.
Science sofreu traumatismo craniano, afundamento no tórax e fraturas múltiplas na face.
O Instituto de Criminalística constatou ``falha'' no equipamento, que ``deveria manter o condutor preso ao banco, inclusive nos choques laterais, suportando o peso do corpo quando nas desacelerações bruscas''.
Ainda segundo a perícia, a carroceria do veículo também ``deveria ser frágil o suficiente para absorver o impacto'' e não transferi-lo para o local onde fica o motorista.
A área reservada ao motorista e passageiros, diz a conclusão, deveria ser ``forte o suficiente'' para proteger os ocupantes.
Além de laudos do Instituto de Criminalística, o inquérito de 174 páginas reúne depoimentos e exames feitos pelo IML.
Teste feito pelo órgão confirmou que Science havia ingerido psicotrópico derivado barbitúrico, substância presente em medicamentos controlados e que pode ser usada como entorpecente.
Os exames não revelaram se o cantor estava ou não sob seus efeitos quando ocorreu o acidente. A família de Science informou que ele não tinha problemas de saúde.
Nenhum familiar de Chico Science foi localizado até o fechamento da edição para comentar a conclusão do inquérito.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1997 Empresa Folha da Manhã