São Paulo, sexta-feira, 01 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"QUESTÃO DE IMAGEM"

Sem força, Agnès Jaoui satiriza manias intelectuais parisienses

ALCINO LEITE NETO
EDITOR DE DOMINGO

"Questão de Imagem", filme de Agnès Jaoui, não é nem mesmo uma comédia francesa: é uma comédia parisiense. No passado, as comédias parisienses eram universais, como são atualmente os filmes nova-iorquinos de Woody Allen. Hoje, quando a França perdeu sua proeminência, as comédias parisienses são apenas locais.
Não chega a ser um defeito. "Boleiros", de Ugo Giorgetti, é humor local e todos gostamos. "Questão de Imagem" é uma sátira maldosa ao mundo literário e editorial parisiense -e os francófilos, com certeza, vão gostar.
Mas, fora os francófilos, haverá quem possa captar toda a graça desta história de um escritor supernacisista, bem como a multidão de referências e citações sobre o ambiente cultural de Paris?
Não custa tentar. Mesmo porque o filme ganhou no Festival de Cannes do ano passado o prêmio de melhor roteiro, assinado por Jaoui e Jean-Pierre Bacri.
Os dois, além de bons atores, são considerados craques em roteiros, e foi por isso que Alain Resnais os convidou para escrever "Smoking/No Smoking" (93) e "Aquela Velha Canção" (97).
Há, porém, grande diferença entre um roteiro de Jaoui filmado por Resnais e um roteiro de Jaoui filmado por ela mesma. Resnais, antes de tudo, acredita no cinema. Jaoui acredita bem pouco.
Resulta que, do ponto de vista cinematográfico, "Questão de Imagem" é sem força e sem inteligência, apesar do roteiro interessante, do ótimo elenco e da divertida destruição de mitos e manias da intelectualidade francesa.


Questão de Imagem
Comme un Image
  
Direção: Agnès Jaoui
Produção: França/Bélgica, 2004
Com: Marilou Berry, Agnès Jaoui
Quando: a partir de hoje nos cines Frei Caneca Unibanco Arteplex, HSBC Belas Artes e Pátio Higienópolis


Texto Anterior: Crítica: Diretora brasileira radiografa o dilaceramento social brasileiro
Próximo Texto: "Miss Simpatia 2 - Armada e Poderosa": Comédia sobre construção de grifes com Sandra Bullock subestima público
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.