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Trio tritura gêneros em mais de 200 bpm
free-lance para a Folha
Na primavera de 92, um alemão
(Alec Empire), uma síria (a vocalista Hanin Elias) e um MC da Suazilândia (Carl Crack), descontentes com o caminho que o tecno estava tomando na Alemanha, formaram o Atari Teenage Riot, um
dos trios mais barulhentos de que
se tem notícia.
E o barulho não vem só do som.
O single de estréia, no mesmo ano,
"Hetzjagd Auf Nazis" (Caça aos
Nazistas), foi boicotado pelas lojas
de discos, principalmente as de
tecno na Alemanha. "Eles argumentavam que não deveria haver
política nas pistas de dança e diziam que estávamos promovendo
violência", disse Empire.
Drum'n'bass, hardcore, tecno,
speed metal, punk, dub e guitarras
massivas são colocadas no liquidificador numa velocidade que supera as 200 bpm.
Mensagens anarquistas contra o
sistema ("Nós somos radicais e
nos orgulhamos disso", vocifera
Hanin em "Destroy 2.000 Years of
Culture") e a ira contra o estabelecido são a temática da conscientização eletrônica do trio.
Em 93, o ATR assinou com a
gravadora inglesa Phonogram,
que não duraria muito tempo
-até 94-, quando Empire fundou seu próprio selo, o Digital
Hardcore Records, que engloba
outros nomes com filosofia semelhante à do ATR, como EC80R,
Speed Freak, DJ Bleed etc.
A partir daí, hardcore digital tornou-se sinônimo (ou rótulo) do tipo de som do Atari Teenage Riot.
Em 96 saiu o primeiro álbum pelo Digital Hardcore, "Delete Yourself"; no ano passado, "Future of
War", lançado e distribuído nos
EUA pelo selo Grand Royal (dos
Beastie Boys), com o nome de
"Burn, Berlim, Burn" (que contém quatro músicas de "Delete
Yourself").
O contato norte-americano rendeu frutos, como participação,
com Slayer, na trilha do filme
"Spawn", turnê no país com Rage
Against the Machine, convite de
Beck para abrir sua turnê e shows
de abertura de fato para o alternativo John Spencer Blues Explosion.
(MN)
Show: Atari Teenage Riot
Onde: KVA (r. Cardeal Arcoverde, 2.958,
Pinheiros, tel.011/ 870-2153)
Quando: hoje, às 21h30
Quanto: R$ 25
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