São Paulo, Quinta-feira, 01 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Roubo antecipa entrega de jóias

da Sucursal do Rio

No final do ano passado, o museu recebeu outra doação de peso: o diplomata aposentado Sérgio Lemgruber passou para o acervo a coleção de jóias da família do barão de Ubá, seu antepassado.
"Não tenho herdeiros e não queria que a coleção fosse desmembrada e acabasse sendo vendida a quilo para algum fabricante de jóias", disse Lemgruber à Folha.
A coleção é composta por 55 peças do século 19. Foi iniciada por Leonarda Maria Velho da Silva, dama de companhia da imperatriz Leopoldina. São pulseiras, brincos e colares com diamantes e esmeraldas, além de objetos como uma agulha de tricô em marfim.
Ele recebeu as jóias de duas tias-avós, Maria Luiza e Alice de Avellar Lemgruber, com um pedido: que jamais separasse a coleção.
A decisão de passá-la para o museu já estava tomada, mas foi antecipada por causa de um assalto. As jóias estavam guardadas num cofre na seguradora Sul-América, no centro do Rio, que foi assaltado.
O cofre da família foi, por sorte, poupado pelos assaltantes. "Acho que ter escapado foi um sinal para que eu fizesse logo a doação."


Texto Anterior: Coroas imperiais são destaques
Próximo Texto: Ex-dono também queria doar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.