São Paulo, Sábado, 01 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LIVRO A LIVRO

"Americana" (1971) - Enquanto trabalhava como redator de uma agência de publicidade, DeLillo escreveu a história de um jovem e ambicioso executivo de televisão que larga tudo para ir em busca da América profunda.

"End Zone" (1972) - Romance cômico sobre um jogador de futebol americano obcecado com o holocausto nuclear.

"Great Jones Street" (1973) -Um astro do rock, embora recluso, se vê envolvido com uma conspiração de tráfico de drogas.

"Ratner's Star" (1976) - Considerado um fracasso por alguns, o livro acabou despertando a atenção da crítica por sua linguagem e o humor barroco.

"Players" (1977) - Uma visão mais pessimista do mundo. Os personagens afundam na própria destruição e ignorância. A crítica elogia a prosa elíptica do autor.

"Running Dog" (1978) - Thriller político. Uma narrativa curta e complexa em que agentes de espionagem buscam o último filme caseiro de Hitler.

"Os Nomes" ("The Names", 1982) - Thriller mediterrâneo. Um americano na Grécia, envolvido num mistério internacional.

"Ruído Branco" ("White Noise", 1984) - Primeiro sucesso de vendas. Sátira sobre a obsessão americana com as doenças e as contaminações tóxicas.

"Libra" (1988) - Biografia ficcional de Lee Harvey Oswald, suposto assassino do presidente Kennedy. O escritor chega à maturidade narrativa e estilística.

"Mao II" (1991) - A reclusão obsessiva de um escritor, os casamentos em massa do reverendo Moon, terroristas em Beirute e uma conspiração internacional são os vários elementos desse mundo radicalmente paranóico.

"Submundo" (1998) - O romance mais ambicioso e longo do escritor. Um grande mosaico da história americana dos últimos 50 anos, da Guerra Fria ao South Bronx destruído pelas drogas e pela Aids, ligando os mais diversos personagens e acontecimentos numa rede de coincidências.


Texto Anterior: História paralela dos EUA
Próximo Texto: Joyce Pascowitch
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.