São Paulo, Sábado, 01 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BIENAL RJ/SALÃO SP
"Titã" Marcelo Fromer lança receitas culinárias e musicais

JULIANA MONACHESI
da Redação

Entre um disco e outro, Marcelo Fromer foi cobrir a Copa do Mundo na França. Após revelar sua veia de comentarista esportivo, o eclético titã agora revela sua faceta gourmet ao lançar o livro de receitas (culinárias e musicais) "Você Tem Fome de Quê?".
O lançamento ocorre às 15h de hoje no estande da editora Melhoramentos no Salão do Livro. Ele ainda grava dia 24 de maio o piloto de um programa no Sportv em que entrevistará craques da bola sobre a receita de vida deles. Com o sugestivo nome "Comendo a Bola", o programa estréia em julho.
O livro, de clara inspiração kerouacquiana, narra as empreitadas gastronômicas dos Titãs durante as turnês pelo Brasil. Fromer escolheu restaurantes em que os integrantes comeram melhor pelo país afora, desde o consagrado Don Curro, em São Paulo, até um boteco no Rio chamado Bracarense, e associou uma música a cada um.
Há 18 anos na estrada, a banda elegeu o guitarrista o responsável pela alimentação longe da casa. E ele, muitas vezes, entra na cozinha do hotel em que estão para cuidar pessoalmente da incumbência.
"Eu sou um aficionado por comida, há anos leio tudo sobre o assunto. Então comecei a cuidar desse nosso momento legal, em que, apesar de estarmos longe das nossas famílias, estamos nos reunindo como uma; a família Titãs", contou o guitarrista em entrevista à Folha, por telefone, direto de um restaurante em Belo Horizonte.
Foi por influência do avô de sua mulher que Fromer aventurou-se pelo mundo da culinária. O "vô" Emanuel Martinelli, a quem dedica o livro, tinha um arquivo com 7.000 receitas em casa.
"Toda semana eu ia lá escolher algumas receitas. Chegava em casa para fazer a comida, mas tinha de telefonar para tirar dúvidas e acabava tendo uma aula por telefone", conta.
Munido do "adaptário" aprendido com Martinelli, o guitarrista não parou mais de cozinhar. "Depois de oito anos cozinhando, não me acho bom cozinheiro, mas acho que perdi o medo de cozinhar", afirma.
O guitarrista passou a registrar suas impressões sobre os restaurantes aonde ia, entrevistar chefs e cozinheiros e pesquisar bons lugares para comer em cada cidade a que os Titãs chegavam.
Conversando um dia com o amigo e editor da DBA -editora que está lançando "Você Tem Fome de Quê?"-, Alexandre Dórea Ribeiro, o músico falou de suas idéias. E dessa conversa nasceu o projeto de um livro de receitas, apenas dos restaurantes em que os Titãs tivessem estado juntos.
Os chefs receberam bem a idéia e foram muito simpáticos em compartilhar receitas da casa, generosidade que Fromer decidiu retribuir compartilhando a receita de algumas músicas dos Titãs com seus leitores. As associações entre receita e música são muito pessoais, segundo ele. "São esdrúxulas e aleatórias", diz.
Por mais esplêndidas que sejam as receitas que Fromer apresenta, não resta dúvida que muitos fãs comprarão o livro mais interessados nas histórias da banda.
"O principal ingrediente é o bom humor. O que nós fazemos é transformar a diversidade numa mentira, procurando sempre nos divertir com todas as situações".


Texto Anterior: Patrimônio: Órgão do Municipal é restaurado
Próximo Texto: Trecho
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.