São Paulo, sexta-feira, 01 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro é melodrama simplório

SYLVIA COLOMBO
DA REPORTAGEM LOCAL

"Pearl Harbor" , o livro, não é um bom romance. Personagens construídos sem complexidade, situações totalmente inverossímeis e diálogos cheios de lugares-comuns fazem do texto um melodrama de má qualidade.
Randall Wallace, de "Braveheart" e "O Homem da Máscara de Ferro", é quem assina a história de "Pearl Harbor" que chega hoje às telas e às livrarias.
A principal fragilidade do livro é a inconsistência dos personagens. Suas difíceis decisões (ir à guerra, trair o melhor amigo, abandonar a amada) são tomadas sem expor as peculiaridades e ambiguidades de cada um. É como se todos tivessem a mesma personalidade.
Os diálogos são marcados pela pieguice. Por exemplo: "Rafe, sou uma enfermeira. Faço o que tenho de fazer". Ele: "Isto tem de ser feito". Ela: "E o futuro do mundo depende todo de você?". Ele: "Depende de mim ser quem eu sou". E por aí vai.
O livro não veio trazer nova abordagem ou mostrar as opiniões divergentes sobre o fato histórico. Ainda assim, Wallace não se furta a comentários simplórios: "Os tempos puseram os espíritos americanos à prova, e, através das provas, os americanos triunfaram".
A grandiloquência da narrativa é proporcional à falta de bom gosto do estilo do autor.
Os japoneses vão atacar Pearl Harbor. Wallace descreve: "O piloto do bombardeiro japonês olhou à sua esquerda e viu o sol nascendo por sobre o horizonte oriental, emitindo raios em todas as direções, parecendo com a bandeira japonesa. Ele considerou a visão um presságio maravilhoso".
Ou ainda, relatando o encontro do par romântico: "Rafe a olhou como se visse alguma coisa mágica dentro dela, algo que ele reconheceu porque também estava dentro dele".
"Pearl Harbor" é tiro n'água.


Pearl Harbor
Pearl Harbor
 
Autor: Randall Wallace
Tradução: Miriam Groeger
Editora: Ediouro
Preço: R$ 29,90 (347 págs.)




Texto Anterior: Atores "trabalharam por patriotismo"
Próximo Texto: Nas ondas do Air
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.