São Paulo, sábado, 01 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES E TV PAGA

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Prova de Fogo
SBT, 14h30.

(Without Limits). EUA, 1998, 117 min. Direção: Robert Towne. Com Billy Crudup, Donald Sutherland. Biografia do corredor Steve Prefontaine (Crudup), que, assessorado por seu técnico (Sutherland), faz o que pode e o que não pode em busca de recordes.

Fogo no Céu
Bandeirantes, 16h.

(Fire in the Sky). EUA, 1978, 90 min. Direção: Robert Lieberman. Com D.B. Sweeney, Robert Patrick, Craig Sheffer. Jovem (Sweeney) supostamente raptado por alienígenas reaparece, para descrença geral. Os alienígenas virão dar uma força a essa versão.

O Velho
Cultura, 22h.

Brasil, 1997, 105 min. Direção: Toni Venturi. Documentário sobre a vida de Luiz Carlos Prestes (1898-1990), líder da coluna tenentista que levou seu nome, nos anos 20, líder do Partido Comunista nos anos 30 e figura essencial da política brasileira neste século. O filme traz entrevistas exclusivas, mas é um tanto problemático: quem não conhece sua história, não sabe por que se dá tanta importância a ele; para quem o conhece, pouco acrescenta de relevante. Em todo caso, é o que existe a ver sobre Prestes.

Crimes do Silêncio
Record, 22h10.

(Crimes of Silence). EUA, 1996, 91 min. Direção: James Contner. Com Theresa Saldana, Michele Greene, Joe Penny. Dentista estupra paciente sedada. Problema um: ela aparece grávida; problema dois: o marido é estéril. Está armado o frege. Feito para TV. Inédito.

Tempo de Matar
SBT, 22h30.

(A Time to Kill). EUA, 1996, 149 min. Direção: Joel Schumacher. Com Sandra Bullock, Samuel L. Jackson, Matthew McConaughey. Dia de fúria: depois que sua filhinha é estuprada por racistas, Jackson faz justiça pessoalmente e mata-os. Segue-se julgamento.

Pacto de Silêncio
Globo, 23h40.

(Route 9). EUA, 1998, 105 min. Direção: David Mackay. Com Kyle MacLachlan, Peter Coyote, Wade Williams. Dois policiais (MacLachlan e Williams) descobrem uma fortuna na cena do crime e resolvem se apossar dela. Daí por diante só terão problema na vida, até porque julgam que todos estavam mortos no carro onde acharam o dinheiro, mas havia um sobrevivente.

O Poder da Notícia
SBT, 1h.

(Winchell). EUA, 1998, 105 min. Direção: Paul Mazursky. Com Stanley Tucci, Glenne Headly. Biografia do colunista Walter Winchell, que revolucionou a imprensa popular dos EUA, com uma maneira agressiva de tratar os bastidores da vida política e artística, o que lhe deu o poder de que fala o título.

Garotas do Calendário - A Vingança

Bandeirantes, 1h30.

(Revenge of the Calendar Girls). EUA, 1996, 88 min. Direção: James Hill. Com Tane McClure, Tina Holloman, Monique Parent. "Starlets" de Hollywood, devidamente exploradas por grupo de rapazes, aproveitam-se de uma festa promovida por eles para obter vingança.

Férias Difíceis no Havaí
SBT, 2h55.

(Hard Ticket to Hawaii). EUA, 1987, 96 min. Direção: Andy Sidaris. Com Ronn Moss, Dona Speir, Peter Bromilow. Traficante de drogas e diamantes tem planos diabólicos para pôr a pique o Havaí. Atentos agentes do governo se dispõem a enfrentá-lo.

THX-1138
SBT, 4h40.

(THX-1138). EUA, 1970, 95 min. Direção: George Lucas. Com Robert Duvall, Donald Pleasence. No futuro, drogas (no sentido médico da palavra) controlam o comportamento dos viventes. Um deles, THX-1138 (Duvall), rebelde por natureza, rebela-se de vez. Ficção científica que marca a estréia de George Lucas. Muito elogiado na época, parece antever mais certas pirotecnias posteriores de Lucas (em versão modesta, como produção) do que a sensibilidade que o diretor também demonstrou no início da carreira. Só para São Paulo.

Em Minha Vida
SBT, 6h20.

(In My Life). EUA, 1998. Direção: Alan Benson. Documentário sobre a última gravação realizada pelo produtor musical George Martin, em que ele reuniu nomes famosos, como Phil Collins, Celine Dion, Jim Carrey, Goldie Hawn, Robin Williams.

DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES

Telecine traz o "bom" e o "mau" DeMille

Escreveu o crítico Jacques Lourcelles que "a grandeza e o limite de DeMille estavam em se interessar exclusivamente por aquilo que interessa à maioria: o amor do casal, Deus, as coisas que se constróem".
Acrescente-se que tanto Cecil B. DeMille como Lourcelles eram dois direitistas de carteirinha, mas isso é em parte outra história.
Esses aspectos se encontram, em todo caso, em dois filmes de DeMille que passam no Telecine Classic: o faroeste "Jornadas Heróicas" (1h35) e o bíblico "Sansão e Dalila" (14h35).
No primeiro, com Gary Cooper e Jean Arthur, o destaque vai para as coisas que se constróem (a estrada de ferro no Oeste); no segundo, com Victor Mature e Hedy Lamarr, a fé será o centro. (INÁCIO ARAUJO)

"LIGA DA JUSTIÇA" CHEGA EM NOVA VERSÃO

O desenho que reúne alguns dos principais heróis da animação e comemora mais de 15 anos de existência, estréia com visual moderno e novas histórias no Cartoon, às 14h. "Liga da Justiça" traz Batman, Super-Homem, Lanterna Verde, Mulher Maravilha, Flash, Mulher Gavião e Ajax como um grupo de incansáveis combatentes do mal, neste e em outros planetas

ENTREVISTA

Angelina Jolie fala sobre a vida e a carreira no canal E!

O programa "Revealed" (E!, 23h) tem como convidada a atriz Angelina Jolie. Ela fala de sua atuação em filmes como "Tomb Raider" e "Garota Interrompida" e sobre seu pai, o ator Jon Voight, o marido, Billy Bob Thornton, e a adoção de uma criança cambojana, que conheceu em visita ao país asiático.

ANIVERSÁRIO

Dercy Gonçalves ganha homenagem no Canal Brasil

Para comemorar o aniversário de Dercy Gonçalves, que completa 95 anos no próximo dia 23, o Canal Brasil promove festival com a atriz. Hoje, às 13h, será exibido o "Retratos Brasileiros" sobre ela, seguido pelo filme "Depois Eu Conto". Nos próximos sábados, até agosto, às 13h30, vão ao ar outras produções com Dercy.



Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Senegões batem a França! Os baguetes viraram brochetes!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.