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Texto inspira "espetáculo
de câmara"
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Após trabalhar com Miriam Mehler e Nelson Baskerville em "Nossa Vida em
Família", em 2002, o diretor
William Pereira, 39, desejava
continuar produzindo teatro com os dois intérpretes.
Um professor que lhe deu
aulas na faculdade, José
Eduardo Vendramini, 55,
responsável pela cadeira de
direção teatral na USP, tinha
um texto pronto, "Diálogo
com a Mãe", finalizado em
2001. Pereira gostou da obra
e viu que ela poderia render
um "espetáculo de câmara",
prescindindo de uma produção dispendiosa.
"Além disso, o tema de
ajuste de contas entre mãe e
filho é sempre arquetípico,
sempre um assunto enorme", diz o encenador, que
declara ter centrado a sua direção no trabalho dos atores.
"Se houver um tom errado, a
peça fica fria ou vira um dramalhão. Caminhar no limite
entre o teatro alemão e a
ópera italiana foi interessante", afirma.
"O tema principal é o resgate das relações pessoais.
No caso, entre mãe e filho.
Trata-se também de um tema muito comum no cinema americano: a segunda
chance, a chance de rever a
vida", afirma Vendramini.
A viabilização da produção do texto, pela falta de patrocínio, foi curiosa. "Dividimos o orçamento mínimo
em pequenas cotas, que cinco amigos compraram", diz
William Pereira. Ele não revela os valores arrecadados.
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