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Estatal quer divulgar obras na internet
DA ENVIADA AO RIO
A Petrobras desenvolve o projeto de um site que disponibilize o
acesso aos projetos culturais patrocinados pela empresa. A página na internet seria uma forma de
contornar a dicotomia entre o objetivo da estatal de incentivar produções experimentais e a habitualmente restrita divulgação destinada a esse perfil de produto.
O projeto do site foi mencionado ontem pelo consultor do Programa Petrobras Cultural José
Miguel Wisnik, durante a divulgação dos 171 projetos (nas diversas áreas artísticas) que a Petrobras selecionou para patrocinar
em 2005, com R$ 45,5 milhões.
A distribuição aproximada dos
recursos segundo as áreas é de
30% para o cinema, 21% para música, 21% para artes cênicas, 17%
para patrimônio e museus e 11%
para patrimônio imaterial, artes
visuais e publicações.
Para a produção de CDs, Wisnik afirmou que se optou por privilegiar "artistas que já se apresentaram, sem que tenham se inserido na produção regular".
A comissão estabeleceu como
parâmetro "músicos que tenham
no mínimo dois e no máximo cinco CDs lançados". Seriam, segundo Wisnik, artistas que já têm um
trabalho de qualidade comprovada, mas que "não lançam disco
sempre que querem".
A gerente de patrocínio da Petrobras, Eliane Costa, afirmou
que a seleção deste ano "é profundamente impactante", porque
abarca a produção cultural do
país "em toda a sua diversidade
ética, regional, racial".
Ela citou o patrocínio ao projeto
que catalogará "cantos femininos
de comunidades indígenas ao
longo do Rio Negro" como exemplo de que a empresa não se pauta
exclusivamente "à divulgação da
marca" na seleção.
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