São Paulo, terça-feira, 01 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MySpace lança primeiro longa gerado pelos usuários

DA REPORTAGEM LOCAL

Enquanto os grandes estúdios seguem em guerra contra os downloads ilegais, o cinema e a internet vão desenvolvendo um relacionamento cada vez mais harmonioso, que tem gerado híbridos dos dois meios.
O mais recente deles é "Faintheart" (www.myspace.com/faintheartthemovie), que se autodenomina "o primeiro longa gerado pelos usuários" -porque teve diretor, trilha sonora e mesmo parte da trama e dos atores escolhidos pelos internautas, via MySpace.
O conceito do filme, que estreou no festival de Edimburgo, na última sexta, foi criado pela produtora britânica Vertigo com o MySpace.
"A idéia era envolver a audiência potencial do filme com sua realização", disse Jamie Kantrowitz, vice-presidente de marketing do MySpace, ao jornal britânico "The Times".
Candidatos a diretor enviaram curtas para a página do filme no MySpace (foram cerca de mil) e, após uma pré-seleção feita por um júri especializado, os internautas escolheram o vencedor, Vito Rocco.
Os usuários também puderam se candidatar a dez papéis menores (foram 20 mil inscritos) e escolher as canções e bandas que fariam a trilha sonora, além de palpitar sobre o roteiro a partir de cenas que foram postadas no site.

Paulo Coelho
Outro projeto do gênero envolve o escritor Paulo Coelho, que está convocando leitores a participarem da criação de um filme para a TV baseado em seu livro "A Bruxa de Portobello".
E, no YouTube, um dos sites de vídeo mais processados pelos estúdios -por permitir que usuários coloquem no ar material que consideram "ilegal"-, há mais uma iniciativa de aproximação entre o cinema e a internet: o YouTube Screening Room. (MAC)

Hiperlinks

Máquina de Pinball"
O primeiro livro de Clarah Averbuck, uma das bases do roteiro de "Nome Próprio", está disponível para download gratuito no site da editora Conrad. "Acho sensacional. Nunca vou ser best-seller e prefiro ser lida do que ficar esperando a merreca da porcentagem", escreveu a autora em seu blog

www.youtube.com/ytscreeningroom
"Uma plataforma para que grandes filmes do mundo todo encontrem a audiência que merecem" é o lema do YouTube Screening Room, que o popular site de vídeos lançou recentemente. É um canal onde são colocados quinzenalmente, às sextas, quatro novos filmes; entre os já disponíveis está "Are You the Favorite Person of Anybody?", de Miranda July, com John C. Reilly

myspace.com/paulocoelho
Para participar de "A Bruxa Experimental", os internautas devem escolher um personagem do livro (restam seis, de 15) e enviar um vídeo sobre ele -os filmes escolhidos serão editados juntos para formar o longa, e os vencedores receberão um prêmio de R$ 8.000


Texto Anterior: Na rede: O blog vai ao cinema
Próximo Texto: Infantil: "Cocoricó" tem choque de civilizações
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.