São Paulo, quarta, 1 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NETVOX
Mapas de um mundo sem sombras

MARIA ERCILIA
do Universo Online


Pelo menos cinco horas de blecaute na Web -"problema na Embratel", é o que me dizem. Sento diante do computador e quase sinto uma espécie de silêncio, no lugar da zoeira de páginas coloridas e mensagens que chegam uma atrás da outra. Lembro de quando era criança, e a luz acabava. A única coisa a fazer era esperar -e aproveitar a quietude.
Tenho alguns péssimos hábitos, como checar e responder e-mail enquanto estou escrevendo e abrir oito ou dez páginas de Web ao mesmo tempo.
Mas agora estou trancada para fora desse mundo invisível. Só não sei exatamente de onde estou fora.

Alucinação consensual

E fico imaginando com o que ele se parece. "Site" quer dizer lugar. Não tem palavra mais inadequada. Um site nunca está em lugar nenhum, ou está sempre em vários. "Alucinação consensual" é a -boa- definição do escritor William Gibson para "cyberspace", palavra inventada por ele.
A Matrix, de Gibson, era uma espécie de Internet/realidade virtual que podia ser enxergada, uma paisagem feita de dados.
Enquanto isso, a Embratel resolve lá os seus roteamentos. Hora de descobrir se é afinal possível desenhar um mapa da Web.
Martin Dodge, um pesquisador inglês, acha que sim. Seu "Atlas of Cyberspaces" (www.cybergeography.org) é uma coleção fantástica de mapas de todos os tipos, deste lugar que não existe, o mundo "sem sombras" de William Gibson.
Aqui é possível ver diagramas de fluxo de informação, mapas de conexões ao redor do mundo, mapas de sites, esquemas de cidades virtuais.
O WebHopper, por exemplo, é um projeto que mapeia conexões na Internet quase em tempo real.
Na seção de mapas de informação, há uma versão abandonada do Yahoo, em três dimensões.
Na área histórica, o primeiro rabisco que deu origem à Arpanet, em 69 -um desenho torto e apagado, de criança. Ainda em 91, a rede era mínima, de acordo com um diagrama na mesma página.
Alguns mapas são bastante convencionais, mostrando o número de pessoas que usam a Internet em cada continente, ou quantos computadores estão conectados.
Outros são pura fantasia, como o mapa da comunidade Alpha World.
No arquivo de mapas de sites, há diagramas que parecem a abóbada do Planetário, outros que imitam um mapa de metrô.
Os delicados esquemas criados pelo programa I/O/D 4 lembram desenhos de Spirograph.
Os mapas de informação mostram as rotas deixadas pelas pessoas na Web que parecem nuvens ou colméias.
Os diagramas de "paisagens de informação" se assemelham a cenários de videogame.
Cada um dos mapas do "Atlas" é parte de algum projeto ambicioso de mapeamento da Web.
É impressionante o tempo e o esforço que são dedicados a essa tarefa. Mas ainda é cedo para dizer se esses mapas e diagramas terão alguma utilidade ou se são pura fantasia.
Os primeiros navegantes também não sabiam o que estavam desenhando, mas pelo menos a Terra não muda de configuração a cada minuto.

Guggenheim

O Museu Guggenheim tem também um projeto de mapeamento de sites, o "Cyberatlas" (cyberatlas.guggenheim.org/intro/ca-home.html).
São diagramas e desenhos que representam sites de arte famosos, ou explicam como a informação se distribui na rede. É uma bobagem afetada, cheia de estrelinhas e bolinhas -coisa de "artista".

Site mostra a "Web morta"

Tom B. criou uma amostra de uma "Web morta" no site "Dead Web" (www.tom-b.com/dead-web). Esvaziou algumas das páginas mais conhecidas da Internet, deixando só a casquinha, e colocou no topo um Altavista que não vê nada

GUGGENHEIM

Sinal dos tempos: o Museu Guggenheim (Nova York) acaba de inaugurar uma divisão de trabalhos digitais. Estava marcado para ontem o lançamento de sua primeira exposição: o site "Brandon", em brandon.guggenheim.org/title/brandon.html), um projeto narrativo sobre uma mulher que vivia como homem e que foi estuprada e assassinada em 1993.
Esse projeto é apenas um ensaio -o Guggenheim virtual será inaugurado no dia 31 de dezembro.

CATÁLOGO

Ficou mais fácil procurar softwares brasileiros: o Catálogo de Softwares Brasileiros oferece serviços de cadastramento e consulta de graça, no endereço www.tronsoft.com.br/catalogo.
Mulheres
Um estudo mostra que as empresas lideradas por mulheres adotam a Internet com muito mais facilidade. As mulheres seriam mais abertas à inovação e geralmente estão no comando de empresas mais novas e mais flexíveis. Mais informações no endereço www.nfwbo.org.

E-mail: netvox@uol.com.br


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.