|
Texto Anterior | Índice
Brasileiro foi animador do filme
ANTONIO GUERREIRO
especial para a Folha
"Mulan", 36º longa-metragem
de animação dos estúdios Disney,
traz o santista Marcelo de Moura,
31, contratado pelos estúdios Disney, de Orlando, em 1994.
Responsável pelos personagens
Shang e Fali, Moura é atualmente
diretor de sequência nos estúdios
Warner.
A seguir, os principais trechos da
entrevista que Marcelo Moura
concedeu à Folha.
Folha - Como pode ser identificado o trabalho do animador em um
desenho de longa-metragem?
Marcelo de Moura - O animador é como o ator de um filme. Todos os movimentos dos personagens são definidos pelos animadores.
Folha - Como é o relacionamento
entre os executivos e o departamento artístico?
Moura - Na Disney, principalmente em "Mulan", a pressão sobre os diretores e animadores foi
enorme. Desde "Pocahontas" e
"O Corcunda de Notre Dame",
que não alcançaram o faturamento esperado, a influência dos executivos vem aumentado. "Mulan" chega às telas com uma grande responsabilidade.
Folha - Como é a rotina diária de
um animador na Disney?
Moura - Nada glamourosa.
Quem acha que o animador vive
em um eterno mundo de fantasia
está completamente enganado.
Durante vários dias, trabalhamos
direto, das 6h às 24h.
Folha - Quanto tempo leva para
um longa-metragem de animação
ficar pronto?
Moura - No caso de "Mulan",
entre idéia original e pós-produção, foram cinco anos de trabalho.
Para se ter uma idéia, para conseguir um segundo de movimento,
são necessárias 24 folhas desenhadas.
Folha - O que levou você a trocar
a Disney pela Warner?
Moura - Quando a animação de
"Mulan" foi encerrada, recebi
um convite da Disney de Los Angeles para trabalhar em "Tarzan"
(próximo longa da Disney) e, simultaneamente, fui convidado pela Warner para ser diretor de sequência em "The Iron Giant". O
projeto da Warner era mais interessante por se tratar do primeiro
filme de ficção científica a ser feito
totalmente em animação.
Folha - Quanto ganha um animador de longas-metragens?
Moura - O valor varia de estúdio para estúdio, mas pode-se ganhar até US$ 20 mil por semana.
Texto Anterior | Índice
|