São Paulo, quarta, 1 de julho de 1998

Texto Anterior | Índice

Brasileiro foi animador do filme

ANTONIO GUERREIRO
especial para a Folha

"Mulan", 36º longa-metragem de animação dos estúdios Disney, traz o santista Marcelo de Moura, 31, contratado pelos estúdios Disney, de Orlando, em 1994.
Responsável pelos personagens Shang e Fali, Moura é atualmente diretor de sequência nos estúdios Warner.
A seguir, os principais trechos da entrevista que Marcelo Moura concedeu à Folha.

Folha - Como pode ser identificado o trabalho do animador em um desenho de longa-metragem?
Marcelo de Moura -
O animador é como o ator de um filme. Todos os movimentos dos personagens são definidos pelos animadores.
Folha - Como é o relacionamento entre os executivos e o departamento artístico?
Moura -
Na Disney, principalmente em "Mulan", a pressão sobre os diretores e animadores foi enorme. Desde "Pocahontas" e "O Corcunda de Notre Dame", que não alcançaram o faturamento esperado, a influência dos executivos vem aumentado. "Mulan" chega às telas com uma grande responsabilidade.
Folha - Como é a rotina diária de um animador na Disney?
Moura -
Nada glamourosa. Quem acha que o animador vive em um eterno mundo de fantasia está completamente enganado. Durante vários dias, trabalhamos direto, das 6h às 24h.
Folha - Quanto tempo leva para um longa-metragem de animação ficar pronto?
Moura -
No caso de "Mulan", entre idéia original e pós-produção, foram cinco anos de trabalho. Para se ter uma idéia, para conseguir um segundo de movimento, são necessárias 24 folhas desenhadas.
Folha - O que levou você a trocar a Disney pela Warner?
Moura -
Quando a animação de "Mulan" foi encerrada, recebi um convite da Disney de Los Angeles para trabalhar em "Tarzan" (próximo longa da Disney) e, simultaneamente, fui convidado pela Warner para ser diretor de sequência em "The Iron Giant". O projeto da Warner era mais interessante por se tratar do primeiro filme de ficção científica a ser feito totalmente em animação.
Folha - Quanto ganha um animador de longas-metragens?
Moura -
O valor varia de estúdio para estúdio, mas pode-se ganhar até US$ 20 mil por semana.



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.