São Paulo, domingo, 01 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA

Releitura de clássico de 1915 esconde seu teor racista

Obra de Griffith aparece atenuada em mixagem feita pelo DJ Spooky

JON PARELES
DO "NEW YORK TIMES"

Paul D. Miller, ou DJ Spooky, decidiu encarar o filme que D. W. Griffith dirigiu em 1915 sobre a guerra civil dos Estados Unidos e os anos que se seguiram, "Nascimento de uma Nação", que oferece um mito de origem elogioso para a Ku Klux Klan.
Havia potencial para uma crítica e colagem de alta tecnologia, bem como para uma partitura que acompanhasse o filme mudo. Mas na noite de sábado retrasado, em apresentação no Alice Tully Hall, como parte do Lincoln Center Festival, o trabalho "Renascimento de uma Nação" se provou estranhamente inerte.
Havia muito a criticar. Ainda que o filme comece afirmando que a escravidão mesma foi a "primeira semente da desunião", ele prossegue mostrando o período de reconstrução como uma cruel tirania negra, e o casamento entre pessoas de raças diferentes como uma severa ameaça às virtudes do sul dos EUA.
Posicionado diante de seus laptops, o DJ Spooky apresentou um mix de vídeo e áudio ao vivo. Ele reduziu o filme de três horas a menos de metade de sua duração, removendo alguns dos envolvimentos românticos do enredo e se concentrando na política e nos confrontos.
Em lugar de colocar em destaque o racismo da obra, o vídeo parecia atenuá-lo. A cena mais estereotipada de racismo, uma seqüência mostrando uma Assembléia Legislativa estadual dominada pelos negros, foi quase completamente obscurecida por animações apresentadas sobre a tela.
Isoladamente, a partitura tinha mais a oferecer, com peças para violino e sons orquestrais, batidas de hip hop ocasionais e uma passagem repleta de ecos que empregava um velho blues.
Mas o DJ Spooky não estava interessado em sabores de época, e tampouco coordenou a música com as mudanças de cena. O que ele produziu foi uma fantasmagórica e inquieta elegia que infelizmente manteve o filme a uma distância estética segura.


Texto Anterior: Cinema: Com eleição, Hollywood alavanca filmes
Próximo Texto: DVD: Scooby e Flintstones ganham caixa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.