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Peças ganham mais discussões
DA REPORTAGEM LOCAL
O panorama da dramaturgia
brasileira aponta salto de qualidade e de diversidade (nem sempre
compatíveis, é verdade) na virada
do século 20 para o século 21.
Há mais atenção ao processo
criativo do texto, às vezes em colaboração. É o que acontece no
Centro de Pesquisa Teatral (CPT),
de Antunes Filho; na Escola Livre
de Teatro, em Santo André; na
Casa de Cultura Laura Alvim, no
Rio; ou no Galpão Cine Horto, em
Belo Horizonte.
Na semana passada, o Centro
Cultural São Paulo deu início ao
seminário "Interações, Interferências e Transformações: A Prática Dramatúrgica", encontros
mensais com autores, atores e
pesquisadores. A coordenação é
de Ana Maria Rebouças.
As duas edições da Mostra de
Dramaturgia Contemporânea
(2002 e 2003), iniciativa do grupo
Teatro Promíscuo encampada
pelo Serviço Social da Indústria
(Sesi-SP), deu visibilidade a novos
nomes e também aos dos anos 90.
Com elenco formado por Renato Borghi, Elcio Nogueira Seixas,
Débora Duboc e Luah Guimarãez, a primeira edição da mostra
montou 15 dramaturgos ou duos:
Aimar Labaki, Alberto Guzik,
Bosco Brasil, Dionísio Neto, Fernando Bonassi e Victor Navas,
Hugo Possolo, Leonardo Alkmim, Marcelo Rubens Paiva, Marici Salomão, Mário Bortolotto,
Newton Moreno, Otavio Frias Filho, Pedro Vicente, Samir Yazbek
e Sergio Salvia Coelho.
A segunda mostra teve seis peças, expandindo o eixo das produções, com um autor paulista
(Cássio Pires, da Cia. dos Dramaturgos), três do Nordeste (o cearense Marcos Barbosa, o baiano
Elisio Lopes Jr. e o pernambucano
Luiz Felipe Botelho), além de um
uruguaio (Luis Vidal Giorgi) e um
português (José Mora Ramos).
O braço editorial ainda não expõe o mesmo fôlego. Raros são os
autores em cena cujos textos podem ser encontrados no saguão
do teatro ou nas livrarias. Mário
Bortolotto, do grupo Cemitério
de Automóveis, é exceção. Necessidade para a qual a Cia. dos Dramaturgos atenta, colocando peças
em cena e no papel.
(VS)
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