São Paulo, segunda-feira, 01 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA

Versão cinematográfica da HQ de Alan Moore pode reerguer fama dos irmãos Wachowski, da trilogia "Matrix"

Filme "V de Vingança" promete ser fiel

ALEXANDRE MATIAS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Quando Hugo Weaving entoar oficialmente a cantiga do traidor da Inglaterra (diz a história) Guy Fawkes em 5 de novembro deste ano, ele estará fazendo mais do que seu terceiro personagem bizarro e carismático em pouco mais de cinco anos -depois do programa Agente Smith na trilogia "Matrix" e do general elfo Elrond na trilogia "Senhor dos Anéis". Pode recuperar a reputação dos irmãos Wachowski.
E a estréia de "V de Vingança" nas salas de cinema do mundo inteiro vai fazer mais pessoas se familiarizarem com o trabalho de um dos maiores escritores do final do século passado.
Mesmo porque a obra de Alan Moore ainda é menosprezada nos circuitos ditos "sérios" por suas letras virem acompanhadas de balões, desenhos coloridos e onomatopéia. O grande gênio inglês da chamada nona arte, cuja importância só pode ser comparada a mestres contemporâneos como Frank Miller (de "Sin City") e Neil Gaiman ("Sandman") ou a medalhões como Will Eisner, Jack Kirby e Harvey Kurtzman, aos poucos se aproxima do público, mesmo com fracas adaptações de suas HQs feitas para a telona.
"Do Inferno" (2001), "A Liga Extraordinária" (2003) e "Constantine" (2005) foram versões bem diluídas de obras-primas do autor. Tanto o mergulho sinistro e profundo nos mistérios de Jack, o Estripador, como o grupo de super-heróis da Inglaterra do século 19 e o detetive-exorcista apareceram no cinema sem um quinto de sua densidade original. "Do Inferno", feito pelos irmãos Albert e Allen Hughes, pode ser considerado uma exceção.
Com "V de Vingança", as coisas parecem mudar de figura. Produzido pelos mesmos Andy e Larry Wachowski e Joel Silver da trilogia "Matrix", o filme estrelado por Natalie Portman e Weaving é a primeira grande tentativa de trazer o melhor de Alan Moore para a telona. Pelo trailer disponível na internet na semana passada (vforvendetta.warnerbros.com), é possível ter uma idéia do nível de fidelidade do filme em relação à obra de Moore.
O filme é dirigido pelo estreante James McTiegue, assistente de direção dos Wachowski nos três "Matrix" e de George Lucas no terceiro episódio de "Star Wars"
O título lida com uma Inglaterra paralela, em que fascistas chegaram ao poder e ameaçam controlar por completo a vida das pessoas. Até que surge o personagem do título, "V", um terrorista erudito que se apresenta sempre vestindo-se de preto, com chapéu pontiagudo e uma sorridente máscara branca, que causa pânico nas ruas de Londres com uma série de atentados surpreendentes.
Outra obra de Moore já em produção para o cinema é a adaptação de "Watchmen". Paul Greengrass ("A Supremacia Bourne") já está escolhendo o elenco.


Texto Anterior: Animação: "Mundo Mágico" faz apologia do escapismo
Próximo Texto: Ensaio: Britânico desenvolve o elogio da lentidão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.