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DISCO - CRÍTICA
"Oferenda' é música pura
WILLIAM LI
especial para a Folha
Nunca um tema foi tão trabalhado de forma contrapontística
quanto o que foi proposto a Bach
por Frederico 2º da Prússia.
Vários são os relatos do célebre
encontro do "velho" Bach com o
rei, que o convidou para suas reuniões musicais no palácio de Charlottenburg. Frederico tocou um
tema para que ele desenvolvesse.
Bach improvisou na hora uma
fuga a três vozes sobre o "tema
real". O rei ficou tão impressionado que convidou Bach para um segundo encontro, em que este improvisou uma fuga a seis vozes.
Como resultado desses encontros, surgiu a "Oferenda Musical
BWV 1079", que, com a "Arte da
Fuga", constitui a última grande
obra contrapontística de Bach.
Durante sua estada na Prússia,
Bach escreveu as fugas a três e a
seis vozes, acrescentadas de uma
série de complexos cânones e
emolduradas por uma triosonata
para flauta, violino e baixo-contínuo, mandou imprimi-las e ofereceu-as ao rei.
A "Oferenda Musical" é formada por 13 obras em várias formas
contrapontísticas em que predomina o canôn, a forma mais perfeita e complexa de contraponto.
No "Ricercar a Três", a primeira peça da coleção, Bach faz uso do
acróstico "Regis Iussu Cantio Et
Reliqua Canonica Arte Resoluta"
(Tema Composto por Ordem do
Rei e o Restante Desenvolvido Segundo a Arte Canônica). A versão
lançada pela Deutsche Harmonia
Mundi foi feita com todo o cuidado histórico e o mínimo de instrumentos -todos de época.
Alguns cânones soam estranhos,
como na combinação da flauta e
do cravo apenas, ou no "Ricercar
a Seis", em que o cravo não executa sozinho as seis partes, mas é
"ajudado" pela viola da gamba,
violino e flauta. No entanto, trata-se de música pura, podendo ser
realizada por diferentes combinações instrumentais ou até vocais.
CD: Oferenda Musical BWV 1079
Autor: J.S. Bach
Lançamento: Deutsche Harmonia
Mundi/BMG
Quanto: R$ 29 (em média)
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