São Paulo, sexta-feira, 01 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Casseta faz humor para público mais amplo

Para Marcelo Madureira, longa dispensa "grandes referências neurais e históricas"

Humorista diz duvidar da capacidade dos críticos de avaliar "Seus Problemas Acabaram!!!", que estréia hoje, ainda com Bussunda


SILVANA ARANTES
DA REPORTAGEM LOCAL

Em "Casseta & Planeta - Seus Problemas Acabaram!!!", segundo longa do grupo humorístico, que estréia hoje, um medicamento move a trama.
O complexo vitamínico Borogodol, fabricado pelas Organizações Tabajara -com a promessa de transformar homens pouco atraentes em seres irresistíveis aos olhos das mulheres-, vai para o banco dos réus. Suspeita-se que ele provoque também indesejáveis (e incorrigíveis) efeitos colaterais.
Para definir o filme, o humorista Marcelo Madureira, que interpreta o juiz da causa contra as Organizações Tabajara, recorre a outra metáfora farmacológica: "É como o Bactrim, aquele antibiótico. É de amplo espectro", diz.
Quer dizer que há no filme "piadas para contemplar todo o nosso público, que é muito heterogêneo". E esse é um contraste com "A Taça do Mundo É Nossa" (2003), a estréia do grupo no cinema. "Era um filme para a nossa geração. Um filme cármico", afirma Madureira.
"A Taça do Mundo É Nossa" acabou carregando o carma do fracasso de público, a despeito de uma milionária campanha de marketing. A "clivagem", diz o humorista, agora é outra: "Resolvemos fazer uma coisa mais popular, para o público mais jovem, que não tivesse necessidade de grandes referências neurais nem históricas".
Madureira convidou o cineasta Breno Silveira, autor do recordista de público "2 Filhos de Francisco" (5,3 milhões), para ver o longa e gostou do comentário do amigo. "Ele falou que conseguimos transpor com muita felicidade o ambiente da televisão para uma linguagem cinematográfica. Mas não sei se realmente os críticos são capazes de entender isso, ainda mais num filme popular".
Com a prematura morte de Claudio Besserman Vianna, o Bussunda, em junho passado, o filme, que já estava concluído, está sendo lançado com a alcunha de "o último trabalho de Bussunda" anotada em seu material promocional.
Engavetar ou alterar o filme "seria de certa forma um insulto à memória e ao trabalho dele", diz Madureira. "Não existe nenhuma culpa nessa questão", diz. O grupo preferiu, porém, que o lançamento fosse feito sem o alarde de festas.
"Tomara que todos os fãs do Bussunda vão ver o filme", diz a atriz Maria Paula, que interpreta Priscila, secretária do personagem de Murilo Benício durante o dia e stripper à noite.
Mas Maria Paula torce também para que o público observe os outros méritos do longa, que é "cinema brasileiro do bom".
Contracenando desta vez com Murilo Benício, Maria Paula diz que este seu segundo longa no cinema representa "um passo e tanto na carreira de atriz". Ela agora pensa em seguir na estrada, em outras direções. "Estou feliz, porque estão pintando convites e estou louca para fazer um drama, para fazer alguém chorar", diz.
Em "Seus Problemas Acabaram!!!" ela faz Benício suar em bicas, ao assistir a um strip ao avesso do comum. No escritório, Priscila se veste de lingerie. "Eu tinha que estar não só magra, mas gostosa [para a cena]. Foi um ano-cão pra mim. Passei fome", diverte-se a atriz.


Texto Anterior: Gostei: Diretor acerta ao utilizar o realismo para reconstruir uma situação-limite
Próximo Texto: Crítica/"O Sabor da Melancia": Tsai Ming-liang faz filme contagiante carregado de gostos estranhos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.