São Paulo, terça, 1 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AUDIO ACTIVE

da Redação

Eles são rebeldes. Têm seu próprio selo, independente, Beat Records, fazem uso aberto e têm imagem ligada à maconha, compõem músicas em inglês por "não gostarem da música japonesa", mas gostam -e muito- de dub e suas vertentes, misturados à música eletrônica. Uns punks espacias.
O trio Audio Active (Masa, Nanao e 2DD) lançou recentemente "It's Stony" (algo como "é chapação"), em que remixam músicas deles e de bandas japonesas.
Apesar do discurso anti-sistema, participaram do maior festival de rock do Japão, o Fuji Rock Festival, há um mês, em Tóquio, que reuniu cerca de 70 mil pessoas nos dois dias do evento.
À primeira vista, "It's Stony" pode causar certa repulsa pelo aspecto cyber-hippie-engajado-maconheiro. Engano. O que se ouve é caráter onírico por todas as músicas, e -o que é melhor- com sopro inteligente de transformação.
A começar pelo logotipo da banda, um comprimido, desses que se dividem no meio, até a embalagem desse disco -só japonês mesmo-, de papelão prateado, quase um espelho, portanto moderno, diferente, com dois "A" vazados com plantas de maconha, portanto um tanto retrô.
Características muito semelhantes às do Massive Attack, esse foguete desbravador de mentes.
E o Audio Active também chega lá em "Systematic", música do The Mad Capsule Market's, uma pena que faz cócegas nos neurônios com ambiências surreais.
Espacial, mas com guitarras pesadas, ficou "Zone Tripper", do Friction, Jimi Hendrix cósmico.
"Huraloop", música solo de Yoshinori Sunahara, do Denki Groove, é virada ao avesso com batidas sujas e sons agudos metálicos que vêm e vão nas caixas acústicas, de intenção hipnótica. Quem disse que não há vida em Marte?
O Geodezik, da mesma gravadora, ganha mais peso em "Cindy's Book", com sobressaltos de guitarras, batidas e scratches hip hop discretos e ecos.
Pelo clima "viajante", o disco demora uma eternidade -quase os 75 minutos regulamentares-, mas a contemplação aqui tem seu efeito quase inverso, que é o de não ficar passivo diante desses japoneses. (MN)

Disco: It's Stony
Banda: Audio Active
Lançamento: Beat Records
Onde encomendar: London Calling (tel. 011/223-5300) e Bizarre (tel. 011/220-7933)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.