São Paulo, terça, 1 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GEODEZIK

da Redação

O trio formado por Takahiro Shimojo, Teppei e Oshi se encaixa em duas máximas: a de que os japoneses são absolutamente geniais em recriar e a de que a música eletrônica é trilha de um filme imaginário -com a vantagem de às vezes unir ambas numa música.
Foi mais ou menos isso que o Geodezik (o nome das bandas desta página está também em japonês, ao lado, para melhor compreensão) fez no Fuji Rock Festival, no dia 2 de agosto, um pouco antes do Audio Active subir ao palco, em Tóquio.
E melhor fazem em disco. Em "Low Bit Life", co-produzido pelo Audio Active, o Geodezik desconstrói músicas de filmes de espionagem e faroeste, levando John Wayne e seu cavalo, ou qualquer agente secreto, a vestirem macacões de astronautas.
Como em "el de sic", que começa com o vento uivando, assobio western e cavalgada, até o bangue-bangue drum'n'bass, com tecladinho chatinho para dar um clima mais realista à saga.
James Bond ficaria bastante agradecido se pudesse perseguir espiões embalado por "Terrorist", música de nome sugestivo, que adiciona todo tipo de batidas (secas, pesadas etc.) com samplers espalhados a esmo e uma linha de baixo constante ao fundo para, digamos, manter o agente em alerta.
O caráter persecutório continua em "Game without Players", um big beat à Chemical Brothers, com sampler da voz de uma espécie de "Big Brother", lembrando que "we're not playing games". Clima aqui é o que não falta.
No encarte do álbum, de design extremamente futurista (ou será atual?), a banda pede para experimentar um momento de loucura. Talvez esteja se referindo a "Bugs on the Wind" (besouros ao vento -que nome é esse?), música com sintetizadores que soam como um xilofone de criança ou como de música tradicional japonesa, que se sobrepõem (ou são sobrepostos) a uma sessão furiosa de drum'n'bass em alta velocidade.
E Kraftwerk se encontra rapidamente com Prodigy numa conversa em japonês na melhor faixa, "Under Sad Happiness". Aí o ouvinte já não entende nada mesmo.
Melhor assim, porque os antípodas chegarão com tudo. (MN)

Disco: Low Bit Life
Banda: Geodezik
Lançamento: Beat Records
Onde encomendar: London Calling (tel. 011/223-5300) e Bizarre (tel. 011/220-7933)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.