São Paulo, Quarta-feira, 01 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - INÁCIO ARAUJO

UM VERÃO ESPECIAL
SBT, 14h. (No Ordinary Summer). EUA, 1994, 109 min. Direção: Matty Rich. Com Larenz Tate, Joe Morton. O verão de 1976, vivido por uma família, em particular um adolescente considerado até então problemático. Convém não esperar nada especial. Avaliação:   

ELA É O DIABO
Globo, 15h40. (She-Devil). EUA, 1989, 100 min. Direção: Susan Seidelman. Com Meryl Streep, Roseanne Barr, Ed Begley Jr., Sylvia Miles. Dona-de-casa gorda, patusca e suburbana decide vingar-se quando o marido se apaixona perdidamente por uma escritora, preparando terríveis armadilhas para os dois. Comédia de humor negro. Avaliação:   

INTERCINE
Globo, 0h10. "Fúria Assassina" (1996, de Michael Pattinson, com Edward James Olmos, George Dzundza) ou "O Clube da Felicidade e da Sorte" (1993, de Wayne Wang, com Kieu Chinh, Tsai Chin).

A TESTEMUNHA
Globo, 2h40. (The Witness). EUA, 1985. Direção: Peter Weir. Com Harrison Ford, Kelly McGillis, Lukas Haas, Danny Glover. Garoto (Haas) testemunha um assassinato numa estação ferroviária da Filadélfia. A mãe, uma viúva da seita Amish (McGillis) e um investigador (Ford) escondem-se na comunidade dela enquanto tentam desvendar o mistério (e se apaixonam, claro). Boas atuações e muito clima neste policial romântico de Weir (diretor de "Sociedade dos Poetas Mortos" e "O Show de Truman"). Oscar de roteiro e montagem. Avaliação:    

A NOIVA QUE NÃO BEIJA
Bandeirantes, 3h. (Wabash Avenue). EUA, 1950, 94 min. Direção: Henry Koster. Com Betty Grable, Victor Mature, Phil Harris. Betty Grable é uma cantora de cabaré cujo noivado com Phil Harris, dono da boate em que trabalha, é abalado pela presença de Mature nas redondezas. O encontro da beleza ultrapassada de Grable com o talento que já nasceu ultrapassado de Koster. Avaliação:  

TV PAGA
"Cupido" é comédia antológica

da Redação

Há pouco, o Telecine 5 exibiu vários filmes de Preston Sturges, gênio quase esquecido no Brasil da comédia americana. Outros, como Capra, Lubitsch e Hawks, são bem mais conhecidos.
Leo MacCarey, de "Cupido É Moleque Teimoso" (Cinemax, 12h30) é um caso estranho. É mais fácil lembrá-lo pelo melodrama "Tarde Demais para Esquecer".
No entanto, "Cupido" é uma grande comédia sofisticada, que elabora com elegância inúmeras variantes sobre a fatalidade, o absurdo, o encanto e quase a impossibilidade do amor.
É um humor suave e eficaz, que também casava com o burlesco do Gordo e o Magro e deu a ver o melhor dos Irmãos Marx ("O Diabo a Quatro"). (IA)


Texto Anterior: Astrologia - Oscar Quiroga: Na Terra, começa setembro
Próximo Texto: José Simão: Tô sorteando um bife! Avança, Brasil!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.