São Paulo, quarta, 1 de outubro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Soprano gaúcha vence concurso de canto Maria Callas, em SP

IRINEU FRANCO PERPETUO
especial para a Folha

A soprano gaúcha Simone Foltran, 28, foi a grande vencedora do 3º Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas, no último fim-de-semana em Jacareí (SP).
Além do Prêmio Especial Mozart, ela ficou com o primeiro lugar feminino, que garantiu participação no 35º Concurso Internacional Francisco Viñas, em Barcelona (Espanha), em janeiro de 98.
Radicada em Curitiba, Foltran canta no final de outubro na ópera "Orfeu e Eurídice", de Gluck, no teatro Guaíra. No mês seguinte, embarca para a Alemanha, onde estudará como bolsista em Berlim.
Entre os homens, o primeiro lugar não foi atribuído -significa que o Brasil não terá representante masculino na competição.
O destaque acabou sendo o baixo-barítono paulista Rodrigo Belentani, 21, ganhador do Prêmio Revelação. Os vencedores cantarão nas vesperais Líricas do Municipal de São Paulo, em novembro.
O júri internacional, com oito membros, foi presidido pelo maestro Luiz Fernando Malheiro, do Municipal de São Paulo. Entre seus componentes, estavam a soprano espanhola Mirna Lacambra (primeira a cantar a ópera "Yerma", de Villa-Lobos), o inglês John Pettitt (administrador do Maria Callas International Club) e a renomada soprano Magda Olivero, estrela da ópera italiana.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.