São Paulo, quarta, 1 de outubro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO
Série retrata o cotidiano de Paris nos anos 30

MARIANA SCALZO
da Reportagem Local

"Les Alumettes Suédoises", série francesa produzida pela emissora France 2 e pela Hamster Productions, estréia hoje, às 20h30, no canal de TV paga Eurochannel.
O roteiro dos seis episódios foi adaptado de quatro de romances do escritor Robert Sabatier. Os livros são baseados na infância do autor e retratam a vida no bairro de Montmartre, em Paris, na década de 30.
A série conta a história de Olivier Chateneuf, um garoto de 11 anos que é órfão de pai e mora com a mãe, dona de uma loja de armarinhos. O primeiro episódio descreve a relação muito próxima e amistosa de Olivier com a mãe.
Também enfoca o cotidiano dos moradores de Montmartre e a vida e as dificuldades dos parisienses em tempos de crise.
Virginie, a mãe, tem um problema no coração e os médicos não acreditam que ela tenha muito tempo de vida. Ela começa a pensar em se casar novamente para arrumar alguém que possa cuidar de Olivier no futuro.
Ela reencontra, então, um antigo amor, amigo de seu falecido marido. André consegue se dar bem com Olivier, que rejeitava todos os pretendentes da mãe.
Mas Virginie não resiste e morre. Olivier fica, a princípio, com uma prima de sua mãe que mora também no bairro de Montmartre, onde estão a escola do garoto e seus amigos, como o fiel David.
A rica tia Vitória, irmã do pai de Olivier, é nomeada tutora do menino. Ela o manda estudar em um colégio interno, junto com seu filho Marceau.
Os dois primos no começo não se dão muito bem, mas acabam se tornando grandes amigos. Marceau resolve proteger o primo mais novo. Olivier ajuda Marceau a esconder suas crises causadas pela tuberculose e pelo uso de várias drogas.
"Les Alumettes Suédoises" faz parte da programação "Les Soirées Françaises", que vai ao ar diariamente no horário nobre do Eurochannel.
Os episódios inéditos vão ao ar às quarta e quintas-feiras, às 20h30, com reapresentações às quintas e sextas-feiras, às 15h.
A série, produzida em 1995, foi rodada em 16 milímetros e custou US$ 8 milhões. A direção é de Jacques Ertaud.
Naël Marandin, Adriana Asti, Dora Doll, Martine Guillaud, Anne Jacquemin, Isabelle Leprince, Phillippe Clay e Paul Crauchet estão no elenco.


O colunista José Simão está em férias.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.