São Paulo, Segunda-feira, 01 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - INÁCIO ARAUJO

CORRENDO DO DESTINO
Bandeirantes, 13h.    Across the Tracks. EUA, 1991, 100 min. Direção: Sandy Tung. Com Rick Schroeder, Brad Pitt, Carrie Snodgress. Após deixar o reformatório, onde esteve por roubo de carro, irmão (Schroeder) tenta provar ao irmão hostil (Pitt) que mudou de vida. Para tanto, vira piloto de corrida -a mesma atividade do irmão. Daí à rivalidade feroz é um pulo, ou pelo menos uma curva.

IRON WILL - O GRANDE DESAFIO
SBT, 14h15.    Iron Will. EUA, 1993, 109 min. Direção: Charles Haid. Com Mackenzie Astin, Kevin Spacey. O órfão Will Stoneman participa de uma corrida de trenós na neve, a fim de ganhar os US$ 10 mil que podem tirar sua família do buraco. Em suma, uma produção Disney (mais Kevin Spacey).
RAMBO 2 - A MISSÃO
Globo, 15h50.   Rambo: First Blood. EUA, 1985, 96 min. Direção: George Pan Cosmatos. Com Sylvester Stallone, Richard Crenna. Agora que já temos o Rambo brasileiro (o PM da chacina de Diadema), a revisão deste "Rambo 2" não deixa de ser interessante. Existe um delírio chauvinista, na história do militar que volta ao Vietnã para reescrever a história da guerra, sem dúvida. Mas existe, sobretudo, um intolerável (e aparentemente contagioso) elogio da violência.

ROB ROY - A SAGA DE UMA PAIXÃO
Globo, 21h55.    Rob Roy. EUA, 1995, 144 min. Direção: Michael Caton-Jones. Com Liam Neeson, Jessica Lange, John Hurt, Tim Roth. Rob Roy é o herói escocês que, no século 18, enfrenta a empertigada nobreza local e seus prepostos, depois de que o dinheiro que o marquês de Montrose lhe emprestara é roubado. Um filme em que tudo que é acessório funciona: os atores, a direção de arte, a fotografia. No entanto, a direção de Caton-Jones é de um academismo de dar sono. Inédito.
DEPRISA, DEPRISA
Bandeirantes, 22h.     Deprisa, Deprisa. Espanha, 1980, 96 min. Direção: Carlos Saura. Com Berta Socuéllamos, José Antonio Valdelomar. A urgência é o princípio da vida de quatro jovens madrilenhos: dinheiro, sexo, drogas são todos temas regidos, em suas vidas, pela velocidade, pela pressa. Saura observa um sentimento corrente entre os jovens dos anos 80. Hoje não existe mais sentido de urgência das coisas, a rapidez não diz respeito à ansiedade de viver, mas é aquilo que rege o cotidiano mais institucionalizado. A ver.

INTERCINE
Globo, 3h30. "Altas Apostas" (1997, de Donald Wrye, com Cynthia Gibb, Robin Thomas) ou "Assassinato nos Estados Unidos" (1987, de Peter Hunt, com Charles Bronson, Jill Ireland).

TV PAGA
É hora de rever a saga da Vera Cruz

da Redação

Para hoje, o Canal Brasil propõe, às 22h, um documentário sobre a Vera Cruz.
Já passou tempo demais para que os preconceitos a favor ou contra a companhia de Franco Zampari ainda suscitem paixões.
Em vez disso, a Vera Cruz, seus grandes estúdios, seu pensamento industrial, integram-se a esse formidável e contraditório conjunto de idéias que mobilizou o cinema brasileiro nos anos 50: da indústria ao neo-realismo, da chanchada ao "filme de qualidade", tudo valia e nada, no fundo, deixou de ser aproveitado, de uma forma ou de outra, na década seguinte.
Completa o programa a exibição de "Sinhá Moça", de Tom Payne, com Anselmo Duarte, às 23h. (IA)


Texto Anterior: Astrologia - Oscar Quiroga: Poder e miséria espantosa
Próximo Texto: Joyce Pascowitch
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.