São Paulo, quarta-feira, 01 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA
Projeto gratuito também promove sessões para o público universitário
"Sem-tela" vêem, a partir de hoje, filme sobre periferia

MARINA MONZILLO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O documentário "O Rap do Pequeno Príncipe contra as Almas Sebosas", sobre dois jovens moradores do subúrbio de Recife -um que opta pela dedicação a música e outro que se torna um matador-, tem estréia comercial prevista para 17 de novembro.
Entretanto algumas pessoas que estão bem próximas da realidade dos personagens, do cotidiano da periferia e da sobrevivência diante da pobreza vão poder assistir ao filme a partir de hoje.
Serão os espectadores do Circuito Sem Tela, uma das pontas do projeto Cinema BR em Movimento, que chega a sua segunda edição. O documentário de Paulo Caldas e Marcelo Luna, e também o curta-metragem "BMW Vermelho", de Reinaldo Pinheiro e Edu Ramos, serão exibidos gratuitamente para platéias de localidades pobres, que não têm a oportunidade de ir ao cinema.
O Cinema BR em Movimento se aliou a agentes culturais em 22 Estados, que agitaram as comunidades e viabilizaram a infra-estrutura para a exibição de filmes nacionais inéditos. "Fizemos convênios com salas de cinemas, rachamos o aluguel de telões, sempre nos preocupando com a qualidade da projeção", conta o coordenador Ricardo Favilla.
Uma outra porção do projeto acontece simultaneamente e atinge uma outra camada da população: os estudantes. O Circuito Universitário tem parcerias estabelecidas com 62 escolas de ensino superior federais, estaduais e particulares de todo o país.
De maio a julho deste ano, durante a primeira edição do programa, mais de 80 mil pessoas assistiram ao filme "O Dia da Caça", de Alberto Graça. "O diferencial é que unimos duas pontas: a universidade e a comunidade. É pioneira também a velocidade: muita gente vê, em pouco tempo."
Segundo Favilla, em dezembro, um filme infanto-juvenil será exibido no Circuito Sem Tela e a idéia é promover seis edições durante 2001. O calendário e outras informações estão no site www.cinemabremmovimento.com.br



Texto Anterior: Implantação de bibliotecas tem novo método
Próximo Texto: Net cetera - Sérgio Dávila: Os pioneiros do cine.com.br
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.