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24ª MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO
"A ILHA"
Drama coreano explora amor sadomasoquista
Divulgação
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A atriz Jung Suh interpreta a atendente Hee-Jin, que vai se apaixonar pelo policial Hyun-Shik (vivido pelo ator Yoo-Seok Kim) em "A Ilha", do diretor coreano Ki-Duk Kim |
TIAGO MATA MACHADO
ESPECIAL PARA A FOLHA
Exceto, talvez, na paisagem,
não há espaço para transcendência em "A Ilha". O que há é a
imanência do desejo, aqui entendido como acoplamento de fluxos
contínuos: os personagens do filme defecam na água onde pescam
os peixes que comem crus antes e
depois do sexo.
Os protagonistas são como peixes devolvidos à água todos esfolados, com um anzol na boca, mas
ainda vivos. Eles buscam fazer para si um "corpo sem órgãos".
O desejo escorre (sangue, esperma e excremento), tal como no
"Cântico do Desejo" de "Trópico
de Câncer", em que Henry Miller
dizia sentir suas estranhas derramarem-se num fluxo esquizofrênico, evacuação que o deixava
"face a face com o absoluto".
Artaud foi o primeiro a falar, em
"Para Acabar com o Juízo de
Deus", da inutilidade dos órgãos
humanos. Esse "corpo sem órgãos" de Artaud, dirão mais tarde
Deleuze/Guattari, é um corpo esvaziado, povoado pelas intensidades que nele circulam. Lugar do
esquecimento e da experimentação, onde nos desfazemos de nosso "eu" e encontramos o desejo
em seu processo de produção.
Assim podemos definir "A
Ilha". O cenário, espécie de balneário/motel flutuante, onde se
esconde (para esquecer-se), se
pesca e se defeca (para comer-se),
se mata e se prostitui (para viver-se), é ele próprio um imenso "corpo sem órgãos", onde se acoplam,
entre as casas flutuantes e a água,
os fluxos contínuos do desejo.
Numa casa, um homem tem relações com uma prostituta que se
lava antes de mergulhar para puxá-lo para a morte, justamente no
momento em que ele defecava sobre a água (e sobre a câmera).
Depois, ela pesca um outro, suicida que engoliu um molho de anzóis, pela boca e com ele faz amor.
Os dois vivem uma paixão masoquista, criando para si um "corpo
sem órgãos", que é um "continuum" de ondas de dor e de prazer (puro instinto de morte), tal
como na cena em que ele chuta a
vagina da parceira antes de fazer
amor com ela, com toda violência. Os dois são assassinos que só
querem se esquecer, produzindo
desejo. Nem todos os espectadores suportam fazer parte desse
fluxo. E, entre os que não se levantam, há alguns que vomitam e
muitos que gargalham.
A Ilha
Seom
Direção: Ki-Duk Kim
Produção: Coréia do Sul, 2000
Com: Jung Suh e Yoo-Seok Kim
Quando: hoje, às 21h55, na Sala Cinemateca
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