São Paulo, sexta-feira, 01 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bicampeão mundial é inglês e "toca" rock atual

DA REPORTAGEM LOCAL

"Guitar hero" da era virtual, o arquiteto inglês Zac Monro, 32, é bicampeão mundial de air guitar sem jamais ter ao menos segurado uma guitarra verdadeira.
Em vez de se apresentar "tocando" canções do velho rock, ele assegurou na Finlândia o título de maior guitarrista imaginário tocando rock atual: Blur (2001, com "Song 2") e White Stripes (2002, com "Fell in Love with a Girl").
Também conhecido como Mr. Magnet, ele afirma nunca ter praticado a arte de tocar guitarra imaginária. "Nunca gastei um minuto praticando em casa. Minha "técnica" vem da observação. Vou muito a shows de rock. Não é preciso mais", disse em entrevista por e-mail, de Londres. (LR)

Folha - O que fez você começar a tocar air guitar? Já tocou uma guitarra de verdade antes?
Zac Monro -
A primeira vez que toquei foi no campeonato mundial da Finlândia. Nunca tinha tocado antes nenhuma guitarra, nem virtual nem real. Fui passar férias de verão lá, aí teve o campeonato e fui lá com meus amigos. Eu estava bêbado e fiz a inscrição no embalo deles. Na hora de me apresentar, pensei: "O que estou fazendo aqui?". Aí, quando começaram as eliminatórias, me acalmei. Fiz só o que sempre vi nos shows. E ganhei o torneio.

Folha - Na conquista do bicampeonato, neste ano, por que você escolheu a música do White Stripes para competir, e não pegou alguma coisa do velho rock dos 70?
Monro -
Air guitar é uma forma de arte que é especial em sua excentricidade. A idéia é bagunçar a coisa. Não vou ser eu quem vai ser sério. E nada melhor para tocar air guitar "moderno" do que o White Stripes. A banda toca um rock cru e visceral que há muito tempo não se via. Você pode até tocar air guitar com canções de amor, mas nunca fará uma performance de impressionar.

Folha - De onde vem a "técnica"?
Monro -
Como nunca gastei um minuto da minha vida praticando air guitar em casa, acho que meu modo de tocar vem da observação. Vou a muitos shows de rock. Não é preciso mais que isso.

Folha - Sua vida mudou após vencer o campeonato duas vezes?
Monro -
Não muito. Esse hobby fez com que eu não trabalhasse tanto. Por causa disso, financeiramente minha situação ficou até mais difícil. Não toco air guitar por dinheiro. Parece bobo, mas a pureza é importante para uma arte "fingida" como tocar o air guitar. O dinheiro também acaba sendo imaginário. Tenho aparecido muito em TV, mas não dá para esperar fama com air guitar.


Texto Anterior: Música: Guitarristas imaginários se encontram em SP
Próximo Texto: Música/Lançamento - "Au Rêve": Dupla Cassius tira prova dos nove com novo álbum
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.