São Paulo, sexta-feira, 01 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ERIKA PALOMINO

NOITE ILUSTRADA DEZ ANOS: VAI SER TUDO!

Agora vai. Está rolando a votação dos Melhores da Noite Ilustrada Dez Anos, o maior prêmio de moda, música e noite do Brasil, pioneira iniciativa relacionada à cultura jovem feita originalmente para valorizar os profissionais da noite, que ganhou amplitude nacional ao longo desta década.
Nem dá mais para chamar de "O Oscar do Mundinho", seu slogan inicial, pois nos últimos dez anos o mundinho virou mundão, né? E agora são 30 as categorias, em sua maior edição. E, por conta da data redonda, algumas novidades: ampliamos o número de indicados em cada categoria. Assim, são dez nomes para cada, sendo que nas categorias relacionadas aos DJs a idéia foi incluir "todo mundo", todos os DJs em atividade profissional em SP. Depois de uma consulta com profissionais da cena em todas as áreas, esperamos não ter esquecido ninguém. Ou seja: se ficou alguém de fora, não foi de propósito, tá?
E tem uma categoria nova, a de melhor evento do ano. Para dar conta de um monte de iniciativas legais, que estavam sem ter onde entrar direito, não se sabia se eram festas, raves, projetos ou o quê. Estão concorrendo: Bavaria Vibe, Ecosystem 2, Eletronika, festival Hype (Sesc Pompéia), Heineken Tronic, Lov.e Tour, Parada Gay 2002, Red Bull Live Images, São Paulo Eletrônico @ Semana Jovem (que começa amanhã) e Skol Beats 3. Tomamos por referência a data de 1º de janeiro até 2 de novembro de 2002, para simplificar o foco de todos.
Você poderá votar a partir de hoje à tarde, acessando a cédula eletrônica no UOL (www.uol.com.br/noiteilustrada2002), onde você vai encontrar a relação com todos os indicados nas 28 categorias. As outras duas são escolhas pessoais desta colunista, o troféu Respect (de conjunto da obra clubber) e o Prêmio Noite Ilustrada -relacionado a iniciativas que valorizaram a cena neste ano. Pare de chochar e participe. Faça valer a sua voz. ÊÊÊ!

GRIFES DEIXAM PRÊMIO MAIS CHIQUE
ÊÊÊÊÊÊ!!!!! E eu só consigo falar da festa da coluna, os Melhores da Noite Ilustrada Dez Anos. Que neste ano vai ser em novembro, atenção. Dia 20. E fazer no Teatro Municipal é a ultimate luxury, não? E eu fui lá nesta semana para uma "visita técnica" (chique) e quase morri de emoção e de medo daquele palco daquele tamanho! E fiquei pensando no povo todo chegando, vai ser uma grande gala.
E você também talvez já saiba que o duo de Nova York Crossover vai se apresentar na premiação. Eles são tudo e fazem parte do clã Gigolo Records e tocam na festa com o patrocínio da Ellus. Além de cantar e tocar, eles ainda fazem intervenções visuais. Neste ano a gente está realmente muito chique e a logomarca da festa foi criada pelo designer Renato Amoroso. E as vinhetas do prêmio estão sendo criadas por Gustavo Guimarães, o Gus, da MTV. E a videomaker Ruth Slinger está produzindo videoclipes especiais para a festa, com os melhores momentos que vivemos nos últimos dez anos.
São mil convidados, a festa é fechada, e vamos ter que dar conta de colocar todo mundo lá dentro. A direção do espetáculo como um todo fica nas experientes mãos de Carlos Pazetto, para que tudo aconteça em seu timing perfeito. Um coquetel será servido depois do prêmio, assinado pelo buffet Petit Comitê, que recentemente realizou o catering do show do Red Hot Chilli Peppers e está sempre nos backstages de Alexandre Herchcovitch e Lino Villaventura. A Red Bull também está com a gente, mantendo em alto astral os apresentadores e convidados no backstage.
E está todo mundo curioso para saber o que vai rolar na cerimônia de premiação, e eu garanto que muitas surpresas boas vão acontecer. Como não estou me aguentando, vou adiantar algumas coisas: que tal um desfile de looks vintage de Alexandre Herchcovitch? Bem início dos 90. Como o planeta sabe, Alexandre apareceu primeiro nas páginas da minha coluna, e ele vai apresentar no palco do Municipal algumas das peças do início de sua trajetória, garimpadas pelo produtor David Pollak no acervo do povo da época. "Tem muita gente que não viu aquelas roupas", diz Alexandre Herchcovitch, animado. Detalhe: o desfile vai ser em ritmo de clube, como aquele do Columbia, quem lembra?

SEMANA JOVEM: PUNKS E CLUBBERS
Começa amanhã a 2ª Semana Jovem de São Paulo, que abre com a superfesta SP Eletrônico, na Casa das Caldeiras (av. Pedro Machado, 1.090, Barra Funda, SP). Com promoção da Coordenadoria da Prefeitura de São Paulo, a festa conta com a presença dos DJs franceses Curtis, Jef K e Ninja, que tocaram na Technoparade 2002, em Paris. Na pista tecno/trance tocam Snoop, Renato Lopes, Alex S., Vitor Lima, Marcelo VOR e Cláudio Brio. Na área drum'n'bass, tocam Mari, Rafael Rezende, Koloral, Cleber Port, Drumagick e Ramilson Maia. Para entrar, basta levar 2 kg de alimentos não-perecíveis.
E no Tendal da Lapa (r. Guaicurus, 1.100) rola o festival O Fim do Mundo, em homenagem aos 25 anos de punk no mundo, organizado pelo Ação e Anarquia e pelo histórico Antonio Bivar.

na noite ilustrada...
Hoje tem X-Demente, com os DJs Marcio Careca, Gustavo Tatá, Doctor e Luiz Pareto. A festa acontece no Club A (r. Funchal, 500, SP). Renato Cohen e Mau Mau tocam na Technova, no Lov.e; e o Massivo traz de volta à cena a drag Alma Smith, com os DJs Ton e Ronald. Amanhã os DJs Erik Caramelo, Mauricio U.M., Mimi e George Actv tocam no after Paradise, no Stereo; Anderson Noise se apresenta no Sirena; Edu Corelli toca com o trio Smartbiz Fernando Moreno, Luma Assis e Andrea Morena no chill in do Terra Madre; o filme "24 Hour Party People" é exibido na noite Sound, no DJ Club. Na segunda-feira estréia a noite Blood, no Mood, com Laura Finochiaro nos vocais, discotecagem de Jackson Araujo e performance de Barbara Paz, e o DJ George Actv toca no Tostex. Terça marca a volta do projeto Ellus 2nd Floor, com novos estilistas; no Massivo tem a noite Elektra, com Glaucia ++ e Fabio Spavieri.

FIM DE ANO EM RITMO DE ELECTRO
Fim de ano em clima de Gigolo Records, então? A fervelândia tecno-electro começa dia 8/11, na noite Technova do Love, com o produtor e DJ Vitalic. Ele é ucraniano e sua faixa mais famosa, "Poney Pt.1", do EP homônimo, saiu no CD Colette 3 e ganhou o mundo. De origem humilde, ele se mudou da Ucrânia para a Alemanha após a queda do Muro de Berlim e chegou a sobreviver como michê. Depois encontrou a eletrônica e se jogou, caindo nas graças de Laurent Garnier, Sven Vath e, claro, do DJ Hell. E tem Crossover dia 20 e Miss Kittin dias 30/ 12 na Fundição, 4/1 no Ibiza Club em Camburiú e 7/1 no Lov.e. O Hell talvez venha em 18/1. E sabia que o próximo "DJ Kicks" é do Tiga? Ele prepara também um álbum solo para 2003, vai sair em turnê e quer vir para o Brasil. Tiga contou tudo isso em entrevista exclusiva. O darling-mor do Electroclash nos ensina a pronunciar seu nome: "É Tee-Gah, mas em cada lugar que eu vou me chamam de um jeito. Gosto das interpretações locais", conta. Tiga é o produtor canadense responsável pelo remake de "Sunglasses at Night". Ficou surpreso ao saber que a faixa é hit nas pistas daqui e conta que é superfã do time brasileiro de futebol. Leia a íntegra no site www.erikapalomino.com.br


Texto Anterior: Carlos Heitor Cony: Versão nova da Pietà na cidade sem Deus
Próximo Texto: Cinema: 26ª Mostra premia "Exílio no Iraque"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.