São Paulo, Quarta-feira, 01 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARQUITETURA
Professor da USP é o 1º lugar
4ª Bienal divulga projetos premiados

da Redação

Se a comunidade arquitetônica esperava que o primeiro lugar do concurso da 4ª Bienal Internacional de Arquitetura fosse para seu medalhão mais notório, sir Norman Foster, se enganou.
Concorrendo com o arquiteto inglês estava João Walter Toscano, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, que acabou levando o "Grande Prêmio "Ex Aequo" - Arquitetura" pelo projeto da estação Pêssego do metrô paulistano, desenhada em parceria com sua mulher, Odiléia Setti Toscano.
Foster, autor da reformulação do Reichstag de Berlim e vencedor do Pritzker (maior prêmio mundial do gênero) deste ano, abocanhou o "Prêmio Especial à Obra do Arquiteto".
O "Grande Prêmio "Ex Aequo" -0 Urbanismo" também foi para um concorrente brasileiro, Paulo de Mello Bastos, pelo plano de urbanização da favela Jd. Floresta.
Entre os futuros arquitetos, participantes do Concurso Internacional de Escolas de Arquitetura, o primeiro lugar foi para o grupo da Universidade de Tecnologia de Tampere, na Finlândia -terra, aliás, de um dos grandes nomes da arquitetura moderna, Alvar Aalto (1898-1976), que também tem mostra na 4ª BIA, no 3º piso.
Os italianos da Universidade de Palermo e estudantes brasileiros, das universidades paulistas Mackenzie e USP-São Carlos ficaram com as colocações seguintes.
O júri compôs-se de seis arquitetos -três brasileiros, um argentino, um belga e um holandês.
Os projetos de arquitetura e urbanismo, premiados ou não (são 394), podem ser vistos na Exposição Geral de Arquitetos, no 2º piso da Bienal; já os 69 trabalhos de estudantes estão no 1º piso.



Mostra: 4ª BIA Onde: pavilhão Ciccillo Matarazzo (portão 3 do pq. Ibirapuera) Quando: de ter. a dom., das 11h às 22h. Até 25/1 Quanto: R$ 10 e R$ 5 (estudantes e maiores de 65 anos)


Texto Anterior: Música Erudita: Brasileiros se apresentam na Europa
Próximo Texto: Artes Cênicas: Sem teto, Filo caminha para todas a artes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.