São Paulo, sexta-feira, 01 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DE CINEMA

Lance Livre
SBT, 14h.
(Celtic Pride). EUA, 1996, 91 min. Direção: Tom de Cerchio. Com Damon Wayans, Daniel Stern, Dan Aykroyd. O Boston Celtics enfrenta o Utah Jazz numa final da NBA, a última a ser jogada no mítico Boston Garden. O problema é que o Jazz tem um jogador que desequilibra, o que leva os amigos bostonianos Mike e Jimmy a sequestrar o dito jogador. Uma história sem pé nem cabeça, até porque o time de Boston, fortíssimo em outros tempos, atravessou os anos 90 numa pindaíba exemplar.

Arena, Palco de uma Luta Mortal
Record, 22h30.
(Arena). EUA, 1989, 95 min. Direção: Peter Manoogian. Com Paul Satterfield, Claudia Christian. No quarto milênio, humanos enfrentam alienígenas um pouco mais monstruosos que a média dos lutadores desse tipo de filme.

A Eternidade e um Dia
Bandeirantes, 23h.
(Mia Aiwniothta Kai Mia Mera). Grécia, França, Itália, 1998, 132 min. Direção: Theo Angelopoulos. Com Bruno Ganz, Isabelle Renaud, Fabrizio Bentivoglio. Ganz é o escritor grego que retorna a sua terra após anos e anos de exílio. Sua disposição de concluir um livro é atropelada por lembranças que lhe roubam a inspiração. Angelopoulos, autor de sagas fortes sobre seu país e, mais do que isso, sobre a idéia de viagem, de não-lugar, parece ter se influenciado por seu personagem, ao menos em um aspecto: também perdeu a inspiração. Resulta um cuidadoso filme "de prestígio", que fez sucesso em Cannes, onde os planos longos revelam-se ociosos, demorados, numa espécie de contemplação que não contempla nada.

Intercine
Globo, 2h05.
Os telespectadores poderão escolher entre "Quando a Paixão É Mais Forte" (1988, de George Katzender, com Michael Murphy, Andrea Occhipinti, Anne Archer) e "Subway" (França, 1985, de Luc Besson, com Isabelle Adjani, Christopher Lambert, Michel Galabru, Jean-Hughes Anglade).

Caçada Humana
Globo, 4h.
(Bloodfist 7: Manhunt). EUA, 1994, 95 min. Direção: Jonathan Winfrey. Com Don "The Dragon" Wilson, Jonathan Penner, Jillian McWhirter. Depois de salvar garota de bando de marginais, homem acaba sendo acusado de assassinato e forçado a fugir. Para demonstrar sua inocência, precisa desafiar bandidos e policiais. Princípio hitchcockiano, desenvolvimento draconiano.

DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES
Quando a maluquice dá certo
O princípio de "Amanhecer Violento" (Telecine Action, 13h15) é um dos mais estapafúrdios da história do cinema. Os EUA são invadidos pelos comunistas e devidamente surpreendidos. Um grupo de adolescentes organiza a resistência, baseados nos princípios fundadores da nação.
Ou seja, John Milius não economiza na maluquice. Mas não há só isso aí. Há a paixão pela origem, pela vida natural, a percepção de uma sociedade que abandonou seus princípios. Há também uma mise-en-scène forte a justificar a visão desse trabalho invulgar.
Não há melhor complemento para o dia do que "Totó, Médico de Loucos" (Eurochannel, 0h), de Mario Mattoli, demonstração do talento de Totó, comediante único. (IA)


DOCUMENTÁRIO
Programa do GNT aborda a Aids na África
Hoje, Dia Mundial contra a Aids, o GNT reapresenta, às 23h, o documentário "Morte por Negligência". Produzido pela equipe do jornalístico "60 Minutes", da CBS, o programa traz o repórter Ed Bradley mostrando como a epidemia está se alastrando pela África, seu início e as consequências para o resto do mundo.
Bradley entrevista autoridades, encontra homens e mulheres que se recusam a fazer o teste de HIV por medo ou vergonha e visita locais onde os funerais de crianças são rotina.

MÚSICA
Marisa Monte recebe convidados no Multishow
Produzido pela Conspiração Filmes, o programa "Barulhinho Bom" (Multishow, 21h30) mostra a cantora ao lado de Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown, Os Novos Baianos, as Pastoras da Velha Guarda da Portela, Paulinho da Viola e Raphael Rabello.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo: Pulo no escuro
Próximo Texto: José Simão: O quê? Luxemburro faz antidoping pra depor na CPI?
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.