São Paulo, sexta-feira, 01 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ERIKA PALOMINO

POVÃO CLUBBER NA RUA É A UTOPIA DAS PISTAS
Quase que a chuva estraga a Parada da Paz, no último domingo. Ainda não dá para dizer que é 100% da paz, já que relatos dão conta de a polícia chatear um monte de gente que estava apenas se divertindo. Bem, eles não conseguiram impedir que os clubbers subissem no Monumento às Bandeiras; no carro do clube A Lôca, o povo era o mais animado. Como balanço, o crescimento de uma cena muito além do gueto gay, do gueto da periferia, do gueto dos Jardins ou mesmo dos guetos que se formam todas as semanas dentro dos clubes e raves. Descobriu-se que o interesse de criar um denominador para a disparatada cultura jovem paulistana encosta-se, sim, na música eletrônica -os números de público deste evento giram entre 20 mil e 60 mil pessoas. A parada é, portanto, a democratização da diversão, ao gosto e ao bolso de uma parcela marginalizada pela distância geográfica e social. Seria a tal utopia das pistas de dança? Bem, se na Europa o surgimento desse tipo de evento, há dez anos, serviu de emblema para a explosão social de um segmento ideologicamente acossado, aqui vemos uma juventude ansiosa por se expressar, que o faz (às vezes atabalhoadamente) com seus piercings e tatoos, com suas roupas multicoloridas e seus cabelos diferentes. É uma juventude ao mesmo tempo fluo e parda, branca e preta, louca para existir e se fazer notar. Como o Brasil, querendo fazer parte do mundo.

na noite ilustrada...
Hoje tem Forma Noise, povo bacana do Ceará, no Stereo. Tem Mau Mau no Lov.e, MZK no Jive; Patife na festa de Alê Primo, comemorando os cinco anos do "Tá na Área", no salão nobre do estádio do Pacaembu (Alê ainda lança CD com músicas inéditas do pop nacional, de Otto a Rita Ribeiro, todos cantando o futebol pop). Amanhã tem Will Robson e Eugenio Lima no Urbano; Renato Cohen e D-Julio no Stereo e Gu como convidado do after do Lov.e. Amanhã tem ainda dois anos da rave Space, com Dmitri, Claudio Brio, Jason e Rodrigo Pacciornik (entrar na saída 285 da Rodovia Régis Bittencourt em direção a Itapecerica da Serra, passar por dentro da cidade pela av. 15 de novembro e rua Major Teles, sentido estrada de Embu-Guacu. Seguir por 6 km, passar duas lombadas e entrar à dir. na estrada de terra ao lado da praça, seguir 4,5 km até o clube AER-VASP. E pronto). Terça tem DJ muié na cabine do Lov.e, com Andrea Gram, Paula e Ana tocando na festa Apt. 81, dos modelos Ale Pinesi, Rafael Monteiro, Ale Fallas, Vitor Demon, Sandro Mencarini e Bruno Rotas. Tem Zozo e Edu Corelli no Gourmet. Quarta tem DJ Paxton na noite black do Jazzy; Xerxes no Jive; Venancio na Disco. Quinta tem Roland the Bastard no Stereo; Ednei em noite 80 no Jazzy; Rodrigo Brandão e DJ Hum no Jive; Marky e DJ Jeff no Lov.e. Ainda na quinta tem festa do Ford Focus no autódromo de Interlagos. Ufa.


CHUVA TOMBA COM O CARÃO DOS DESCOLADOS
A chuva não impediu que o aniversário de Paulus Magnus e de Betty Prado fosse uma das melhores festas fechadas do ano. De Fernanda Lima a Caetano Veloso, de Caio Gobbi a Marisa Orth, incluindo Ricardo Guimarães, Fernando Zarif, Li Camargo, Tuca Andrada, descolados, bacanas e superbacanas se jogaram como há muito tempo não faziam -estava na cara. A chuva fez o povo se juntar e tudo virou uma pista de dança, com todo mundo se olhando e rindo: festa sem carão. E mesmo em obras, a casa não se fez de rogada e acolheu a todos, tendo à frente a linda Michelle Matalon com vestido G picotado. Tomara que chova no ano que vem, repetia o sorridente Paulus, dançando na grama, sob a chuva, ao som de "chove, chuva, chove sem parar..."

FORUM TOMA CONTA DO COPACABANA PALACE
A descolândia do Rio também não deixou barato, com a festa do perfume da Forum, no Copacabana Palace. E tem lugar melhor para festa? Três salões foram ocupados, mais o terraço. E ainda bem que não choveu! A festa foi tipo absurda: você ia ao banheiro e cruzava com a Daniele Winnits, a Andréia do "No Limite", a Suzana Werner... Celebridades à brasileira. Meninas de biquíni borrifavam o perfume -frutal e fresco-, enquanto o povo se jogava na capirinha Smirnoff. Mas incrível mesmo foi quando chegou o Bono Vox, totalmente atacado pelos fotógrafos. Alguém ainda me apresentou para ele, que, tipo fino, pediu desculpas pela confusão. De repente tocou "With or Without You" e ele desapareceu na fumaça vermelha do salão...

MAIS DJ INTERNACIONAL NO FINAL DO ANO
Na próxima sexta, rola no clube Sirena a apresentação do DJ inglês Darren Emerson (que veio com o Underworld), no projeto Flash Power Club Tour 2000, noite em que também tocam o convidado Mau Mau e o residente Carlo Dallanese. No mesmo final de semana, Marcos Campos recebe amigos para sua festa de aniversário, que praticamente já faz parte do calendário oficial do litoral norte. E a Philips Expression traz dia 14 o núcleo inglês Gods Kitchen e o povo do selo Nukleuz, na festa At the Circus, num circo na esquina da Águas Espraiadas com a marginal Pinheiros, com A.J. Gibson, Humate, Dave Randal e Mau Mau.

CENA DA BAHIA COMEÇA A SE MEXER PARA O VERÃO
Então: os baianos comemoram a abertura do primeiro lounge de Salvador, o Lacerda. E hoje, no Museu de Arte Moderna da Bahia, de frente para o mar, tem open party do Pragatecno (núcleo de difusão de música eletrônica no Nordeste), junto com o lançamento do livro de Christian Cravo. E já que falamos de Caetano, Gal Costa se rendeu ao charme dos relicários de Inés Zaragoza e convidou a artista para fazer um santuário em sua casa, em Salvador. Os relicários já estiveram na Pangea, no Favela Chic de Paris e chegam este mês a Trancoso. Para onde já se jogou a promoter Paola Vigorito, que abre lá a sanduicheria hype Tostex.

DANÇA DAS CADEIRAS NO PLANETA FASHION
A chiquerrerrérrima Carine Roitfeld, musa de Tom Ford, amiga de Mario Testino, stylist da Zoomp, vai assumir como diretora criativa da "Vogue" francesa, depois que Joan Juliet Buck foi gongada. Enquanto isso, sai a fumaça branca na direção da Jil Sander. Patrizio Bertelli escolheu Milan Vukmirovic, o famoso Milan da Colette, que estava na Gucci. Por aqui, quem chega na semana que vem é o lendário Judy Blame, um dos stylists mais influentes dos anos 80 (pense Mondino, "The Face"), contratado pela M.Officer, para quem assina o próximo desfile. Blame chega esta semana com Edu Jordão, representante da marca em Londra.

DJ TIRA A SORTE GRANDE E VIAJA PELO MUNDO
Tô passada! O DJ Edu Gantous estava assistindo ao "Jornal Nacional" quando viu uma notícia que um navio procurava staff para um cruzeiro de seis meses ao redor do mundo, incluindo um DJ. Pois não é que ele ligou lá, se inscreveu e foi aceito? Incrível. E não perca na semana que vem a cédula de votação dos Melhores da Noite Ilustrada 2000. Há novidades este ano, claro, como a divisão da categoria Melhor DJ em gêneros musicais, retratando a diversidade da cena. Não choche: vote!

Colaboraram Camila Yahn e Carolina Overmeer, free-lance para a Folha
palomino@uol.com.br


Texto Anterior: "Esperando Beckett": Nova peça de Gerald Thomas traz um diretor menos hermético
Próximo Texto: TV: MTV tem programação especial hoje dedicada à luta contra a Aids
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.