São Paulo, terça-feira, 01 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Tudo ou nada

O DEM rachou em relação à punição que deveria ser aplicada ao governador José Roberto Arruda (DEM-DF), de Brasília, flagrado recebendo maços de dinheiro na campanha de 2006 e acusado de pagar mensalão a deputados que o apoiam. A maior parte dos líderes que vão disputar eleição no ano que vem defendiam a expulsão imediata. Outros, como Cesar Maia, pediam que se desse a ele "amplo direito de defesa". E uma terceira ala, silenciosa, defendia nos bastidores que simplesmente não se fizesse nada.

QUEM ACREDITA?
Entre os argumentos para que Arruda não fosse expulso do DEM estava o de que nenhum partido envolvido em escândalo de mensalão puniu seus filiados. No PT, com exceção de Delúbio Soares, todos estão hoje reassumindo posições de comando, caso de José Dirceu. No PSDB, Eduardo Azeredo (MG) continua firme. O PMDB também sempre apoiou líderes envolvidos em escândalos, como Jader Barbalho, Renan Calheiros e José Sarney. "Por que o DEM seria o único? De mais a mais, ninguém vai acreditar nessa nossa imagem de pureza e moralidade", diz um democrata.

AO VIVO
Tentando se equilibrar entre as várias posições, Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente do partido, ponderava que, em todos esses casos, jamais foram vistas imagens tão contundentes como a de Arruda recebendo maços de dinheiro.

IMPOSTO RECORDE
O Impostômetro, painel eletrônico instalado na sede da Associação Comercial de São Paulo, no centro da cidade, para mostrar, em tempo real, quanto é arrecadado em impostos no país no ano, vai chegar à marca de R$ 1 trilhão um dia antes do que em 2008. Segundo os cálculos do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, a marca deste ano será alcançada em 14 de dezembro.

ÀS CLARAS
O ex-governador Claudio Lembo festeja a "onda de declarações de presidentes ou antigos presidentes das repúblicas latino-americanas reconhecendo filhos fora dos preceitos impostos pelos arautos da colonização". Além do brasileiro Fernando Henrique Cardoso, que decidiu agora reconhecer Tomás, 18, também Alan García, do Peru, e Fernando Lugo, do Paraguai, já reconheceram filhos de relações extraconjugais. Em artigo na revista eletrônica "Terra Magazine", no ar desde ontem, Lembo diz que a AL está hoje em outro patamar, "muito longe dos atos de hipocrisia disseminados pelos conquistadores".

CONFISSÕES CALIENTES
"Mais vale um noviço romântico na mão que dois bispos sacanas voando", conclui Rita Lee no prefácio que assina para o romance erótico "Confissões Calientes de Padre Ángel", de seu dentista, Admir Belmonte Gavira, que será lançado amanhã. Sobre o livro, a roqueira diz: "É um LSD poético sen-sex-sual".

GAROTOS DA PRAIA
O grupo Beach Boys, que toca amanhã no Credicard Hall, em SP, na turnê que comemora os 40 anos do clássico álbum "Pet Sounds", promete um clima natureba em seu camarim. Na lista de exigências, latas de lixo reciclável e alimentos com o mínimo de embalagens possível. A banda também quer conhecer a culinária brasileira, mas só o que não for fritura.

PARA POUCOS
O arquiteto Jacques Herzog, que chega hoje a SP, já tem programação extraoficial na cidade. O suíço, que criou a Tate Modern, em Londres, e o Estádio Olímpico de Pequim, janta amanhã na casa de Tomie Ohtake. Entre os poucos convidados estão o governador José Serra, o secretário João Sayad, da Cultura, e o arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Herzog é autor do projeto da sede da SP Companhia de Dança, na Luz.

ÍNDIA MARINA
Caetano Veloso dedicou a Marina Silva (PV-AC) a música "Um Índio" no show que fez no Rio de Janeiro, no sábado. Disse que a letra da canção descrevia a pré-candidata à Presidência da República.

LUZ NA PASSARELA
Terá uma passarela com as mesmas dimensões das dos desfiles a loja de 800m2 que o estilista Rogério Figueiredo inaugura hoje nos Jardins.

AIDS

Um abraço contra o preconceito

Marcelo Mendonça
Luana Piovani posa com uma criança para o folhinha

O fotógrafo e designer Marcelo Mendonça convidou 24 celebridades para posar para um calendário com crianças portadoras de Aids que são atendidas pela Instituição Beneficente Conceição Macedo, de Salvador. "Ficamos que nem paparazzi atrás das personalidades que vêm à Bahia", conta ele.

 

O dinheiro arrecadado com a venda do calendário, que tem o objetivo de combater o preconceito, será revertido para a instituição. Ele será lançado hoje, no Dia Mundial de Luta Contra a Aids, na Câmara dos Vereadores de Salvador.

CURTO-CIRCUITO
O INSTITUTO SOU DA PAZ comemora hoje seus dez anos. A partir das 19h, na Pinacoteca, na praça da Luz.
MARA GABRILLI lança hoje o livro "Íntima Desordem", com textos de sua autoria publicados na revista "Tpm". Às 19h30, na livraria Saraiva do shopping Pátio Higienópolis.
O PIANISTA Rod Abbamonte se apresenta hoje no espaço cultural Cachuera, na rua Monte Alegre. Livre.
SILVIA MACHETE faz show hoje, às 13h e às 19h30, no projeto "Pode Apostar!", do CCBB. Classificação: livre.
A ARTISTA PLÁSTICA Dolly Moreno inaugura hoje a escultura "Testemunho". Às 19h30, na av. Brigadeiro Faria Lima.
O CANTOR português Antonio Zambujo faz show hoje, às 22h30, no Bourbon Street, em Moema. 16 anos.
A ORQUESTRA Sinfônica Brasileira se apresenta hoje, sob a regência de James Judd, para alunos e professores da rede municipal. Às 21h, na Sala São Paulo.

com ADRIANA KÜCHLER e DIÓGENES CAMPANHA, FLÁVIA MARTIN e LÍGIA MESQUITA



Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: O bom do cara do 'maus'
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.