São Paulo, terça-feira, 01 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pamuk lança livro em feira de Guadalajara

Escritor turco foi destaque do primeiro fim de semana do principal evento literário hispano-americano

SYLVIA COLOMBO
ENVIADA ESPECIAL A GUADALAJARA

O escritor turco Orhan Pamuk, 57, foi o principal destaque do primeiro fim de semana da Feria Internacional del Libro de Guadalajara, no México, o maior e mais importante evento literário do mundo hispano-americano.
O prêmio Nobel de 2006 apresentou "O Museu da Inocência", mais recente livro, que será lançado no Brasil nos próximos meses pela Companhia das Letras. O romance se passa em Istambul, nos anos 70 e 80, época em que Pamuk era ainda um adolescente. "Trata-se de meu romance mais intimista", disse, ao comentar o fato de alimentar-se muito de lembranças infantis e juvenis.
Em conversa com jornalistas, Pamuk diz que não gosta de ser retratado como autor de romances históricos. "Olho muito para o passado, mas para usá-lo como começo. Por outro lado, é inevitável que minha literatura reflita o peso da história do meu país, que é muito forte. Em lugares onde antes existiu um grande poder, um grande império, abraçar a modernidade é complicado, um grande desafio", conclui.
Em "Museu da Inocência" estão presentes as características típicas da obra de Pamuk: a influência da tradição na sociedade turca, o olhar para o Ocidente, as relações familiares, o forte vínculo com Istambul.

Chavela Vargas
Outro momento alto foi a homenagem à cantora veterana Chavela Vargas, 90. De cadeira de rodas e óculos escuros, não escondendo a fragilidade física, a artista emocionou o público, que a aplaudiu de pé por longos dez minutos.
Chavela é extremamente popular no México e em outros países hispano-americanos, mas pouco conhecida no Brasil. Na feira de Guadalajara, lança "Las Verdades de Chavela". Na ocasião, recebeu de um colecionador o original de uma carta que a pintora Frida Kahlo escreveu sobre ela.

A feira
A feira de Guadalajara vai até 6 de dezembro e reúne 900 editoras de mais de 40 países. A presença do Brasil é minúscula, reflexo do pouco interesse de interação do mercado editorial brasileiro com os de outros países latino-americanos. O tema desta edição é a cidade de Los Angeles, devido à imensa presença de mexicanos na metrópole californiana.


A jornalista SYLVIA COLOMBO viajou a convite da organização do evento.


Texto Anterior: Ex-"patinho feio", Lady Gaga é o hit de 2009
Próximo Texto: Crítica: DVD revela humor original e precário dos primeiros episódios de "Jackass"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.