São Paulo, terça, 1 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DANÇA
Escritor usa culturas russa e brasileira em espetáculo que tem estréia prevista em Pernambuco para abril
Suassuna cria balé com estepe e sertão

JAIRO MARQUES
da Agência Folha

"A Estepe, o Cerrado e o Sertão. A Famosa Beleza de Mestre Antero, Mateus e Bastião no Grande Palco da Rússia, do Brasil e do Mundo" -esse é o título do novo espetáculo de dança idealizado pelo escritor Ariano Suassuna, com estréia prevista para abril.
O trabalho, que estava sendo planejado havia quatro meses, é um encontro entre a dança contemporânea e a cultura popular do bumba-meu-boi. "O espetáculo terá três momentos que vão ser determinados pela música, coreografia e luzes", disse João Melo Vieira Júnior, produtor da encenação.
No primeiro momento, a música será do compositor russo Prokofiev. Villa-Lobos dará o tom da representação do cerrado, e as composições do pernambucano Zoca Madureira, representando o sertão, terminam o espetáculo.
Três bailarinos, entre eles o diretor, Henrique Scheller, representam mestre Antero, Mateus e Bastião -personagens do bumba-meu-boi. Suassuna, a partir da interpretação de "Os Sertões", de Euclides da Cunha, faz a aproximação de características da raça e da cultura russas e brasileiras.
Por isso, a estepe -vegetação típica de países frios como a Rússia-, está presente no espetáculo. "A cultura popular só existe em países que tiveram as figuras de dominados e dominadores", disse Suassuna.
Esse é quarto espetáculo de dança idealizado por ele. O primeiro foi em 1976. Depois, já como secretário da Cultura, vieram "A Demanda do Graal Dançado" e "Pernambuco do Barroco ao Armorial".
"A Estepe, o Cerrado e o Sertão..." vai estrear em Pernambuco e depois deve viajar pelo país. "Queremos participar de festivais e mostrar o resultado do trabalho em outros centros", disse Júnior.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.