São Paulo, quarta-feira, 02 de janeiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Grupo desempenha missões obscuras

DA REPORTAGEM LOCAL

Com "Rock Action" como portfólio, o Mogwai se firmou em 2001 como um dos grandes nomes do pop escocês.
"Rock Action", que acaba de sair no Brasil, não é exatamente um disco fácil. Pode passar batido por alguns, como um álbum chato, lento e "cabeça".
O nome parece uma ironia, já que pouco há de "ação roqueira" no CD. "Rock Action" é mais uma viagem sem rumo por guitarras que não querem ser rock e por vocais econômicos, que prezam pela leveza e pela melancolia.
Em seu terceiro disco, o Mogwai entra em missões obscuras em forma de música. Assim, nasceram canções como "You Don't Know Jesus", um duelo de guitarra e bateria de oito minutos, sem vocal, sem refrão, sem mote.
O Mogwai de "Rock Action" aparece quieto, porém objetivo. O recado é: "somos ambiciosos". O CD é também calmo, algo atípico quando se fala de Mogwai.
Quando há vocal, como em "Take me Somewhere Nice", a preocupação é mais esotérica. "O que você faria se visse naves espaciais sobre Glasgow?", sussurra o vocalista Stuart Braithwaite. A atmosfera delicada que rodeia a música é feita de teclados moog e trompete. E silêncios, coisa que o Mogwai utiliza com maestria em "Rock Action". (CLAUDIA ASSEF)


Rock Action     
Artista: Mogwai
Lançamento: Trama
Quanto: R$ 25, em média




Texto Anterior: Música: Mogwai muda status com "Rock Action"
Próximo Texto: Panorâmica - Artes plásticas: Masp promove cursos de férias em janeiro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.