São Paulo, segunda-feira, 02 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DOCUMENTÁRIO

Filme retrata fotógrafo que fez jazz para os olhos

MARCO AURÉLIO CANÔNICO
DA REPORTAGEM LOCAL

"A fotografia é jazz para os olhos". A frase, do fotógrafo californiano William "Bill" Claxton, explica não apenas sua abordagem da profissão que escolheu, mas também o fato de ter decidido trabalhar prioritariamente com músicos de jazz.
No documentário "Jazz Seen: The Life and Times of William Claxton" (Jazz visto: a vida e a época de William Claxton), que o Film & Arts exibe hoje, às 22h, o espectador tem a chance de conhecer os detalhes da vida de um dos maiores fotógrafos da história do jazz, o homem que, já no começo de sua carreira, registrou lendas como Charlie Parker, Miles Davis, Thelonious Monk e, principalmente, Chet Baker, com quem desenvolveu uma amizade e fez fotos que lhe deram fama.
Fascinado desde pequeno pelo aspecto visual da luz, Claxton começou a fazer fotos com pouca idade. "Acho que tive uma intuição precoce: cada vez que você faz uma foto, você preserva um momento quase para sempre. Um momento que nunca voltará a acontecer", explica o fotógrafo. O documentário intercala depoimentos de Claxton com encenações de passagens marcantes de sua vida, acrescentando depoimentos de admiradores como o compositor Burt Bacharach, o diretor John Frankenheimer e o ator Dennis Hopper.
No filme, o fotógrafo explica sua técnica, que mudou a maneira de fotografar o jazz (antes dele, as fotos eram basicamente de rostos suados e brilhantes em algum ambiente enfumaçado). "À medida que eles [os músicos] se movem, posso ver como seus corpos e rostos prendem a luz, e é aí que aperto o botão", define.
Apesar dos deslizes da tradução e de alguns momentos esquizofrênicos (como quando abandona completamente o assunto fotografia e se concentra em Chet Baker e no uso de drogas), o documentário é uma bela introdução ao mundo de Claxton, dos fotógrafos e do jazz.


William Claxton
Quando: hoje, às 22h, no Films & Arts



Texto Anterior: Televisão: Record prepara horário com série bíblica
Próximo Texto: Música: Queen coroa bom ano com disco duplo e livro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.