São Paulo, quarta-feira, 02 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa trata bichos como gente

"Pet.Doc", que irá ao ar pelo canal GNT, vai mostrar a relação afetiva entre animais e seus donos, famosos e anônimos

Como disse o ex-ministro Magri, "cachorro também é ser humano" em nova atração da TV, selecionada dentre cem candidatas

LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Já faz tempo, mas ninguém esquece. Em 1991, flagrado ao utilizar um carro oficial para levar sua cadela ao veterinário, o então ministro do Trabalho, Antonio Rogério Magri, deu a célebre declaração: "Cachorro também é ser humano".
É essa também a filosofia do "Pet.Doc", programa escolhido pelo GNT dentre cem candidatos em processo de pitching -no qual produtoras independentes apresentam seus projetos a uma banca formada por diretores do canal.
"É um programa que vai tratar o pet [animal de estimação] como se fosse gente", afirmou à Folha Leonardo Edde, sócio da produtora carioca Urca Filmes, responsável pelo projeto.
"Vamos tratar o animal, seja um cachorro, um rato ou um papagaio, sempre pelo nome, como um ser humano, mostrar a importância dessa "pessoa" e contar suas histórias", diz.
Em sua opinião, esse tom irá diferenciar o "Pet.Doc" de outros programas sobre animais exibidos na TV aberta e fechada "que mostram campeonatos de cães e as melhores rações".
Edde afirma que a Urca optou por esse tema após analisar pesquisas que apontam que mais de 70% da população brasileira possui um pet.
Segundo Edde, "Pet.Doc" é baseado no livro "Nós e Nosso Cães" (ed. Globo), de Cacau Hygino. "São várias histórias de como o cachorro mudou a vida de pessoas, de gente que era triste e arrumou um motivo para viver", afirma o produtor.
"A idéia do programa é baseada no jeito como os donos tratam seus pets. Eles falam dos animais e agem com eles como se fossem filhos", aponta.
O "Pet.Doc" deverá realizar um jogo de adivinhação com os telespectadores. Vai falar o nome do animal, contar suas histórias, mostrar seus donos, sempre o tratando como uma pessoa. Só ao final, revelará ao público qual é o bicho.
Os donos famosos terão preferência ("são interessantes para a mídia"), mas anônimos com histórias interessantes também serão mostrados.
O piloto (episódio teste) foi gravado com Caco Ciocler, Marília Pêra e Vivianne Pasmanter. A atriz é dona de um cachorro que atuou ao lado de sua personagem na novela "Páginas da Vida", da Globo.
O autor de novela Ricardo Linhares ("Paraíso Tropical") e sua cadela Zoca, que estão na foto ao lado, também serão mostrados. "Nossa intenção é desmitificar a celebridade, como fazemos com o "Tira Onda", do Multishow [famosos assumem profissões diferentes por um dia]", explica Edde.
A estréia do "Pet.Doc" deverá ocorrer no meio deste ano.


Texto Anterior: Crítica/artes plásticas/"Ars Brevis": Paulo Bruscky volta ao merecido lugar na cena da arte brasileira
Próximo Texto: Jornalismo: Fim do mundo é tema de reportagem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.