São Paulo, sábado, 2 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - INÁCIO ARAUJO

RETROCEDER NUNCA, RENDER- SE JAMAIS 2
Bandeirantes, 13h05. (No Retreat, No Surrender 2). EUA, 1987, 95 min. Direção: Corey Yuen. Com Loren Avedon, Cynthia Rothrock. Soviéticos sequestram a noiva tailandesa de um norte-americano. Este contrata mestres em artes marciais para resgatá-la.

O TESOURO DOS SÓIS DOURADOS
SBT, 13h55.
(Treasure of the Garden Suns). EUA, 1987. Longa da série "Ducktales" em que, meio a contragosto, os sobrinhos de Donald ficam sob a guarda do velho Patinhas, durante viagem do tio. A busca de um tesouro mudará essa situação.

GHOST - DO OUTRO LADO DA VIDA
Globo, 14h10.
(Ghost). EUA, 1990, 127 min. Direção: Jerry Zucker. Com Demi Moore, Patrick Swayze, Whoopi Goldberg. Moore está bem inclinada a aceitar os avanços que lhe fazem um mau-caráter. Mas o espírito do namorado (Swayze) não tem paz. E serve-se de uma falsa médium (Goldberg) para passar suas mensagens. Enorme sucesso a seu tempo, "Ghost" joga com o sentimentalismo, com o Além, com o biquinho de Moore.

RAPIDINHO NO GATILHO
SBT, 15h45.
(Lightning Jack). Austrália, 1994, 97 min. Direção: Simon Wincer. Com Paul Hogan, Cuba Gooding Jr., Beverly D'Angelo. No Oeste, pistoleiro talentoso faz o possível para ser reconhecido, antes de mais nada, como fora-da-lei fora de série. Faroeste cômico com produção australiana, trazendo Hogan à frente do elenco.

ROCKY 5
Globo, 16h20.
(Rocky 5). EUA, 1990, 105 min. Direção: Sylvester Stallone. Com Sylvester Stallone, Talya Share, Burt Young. Terminada a carreira, Rocky (Stallone) se vê arruinado e de volta às ruas da Filadélfia. Encontra um jovem a quem treinar e transmitir seus conhecimentos. Mas pessoas inescrupulosas desviam-no do velho campeão. Rocky e "Rocky", ambos em fim de linha, em suma.

AS AVENTURAS DO BARÃO DE MUNCHAUSEN
Bandeirantes, 22h30.
(The Adventures of Baron Munchausen). EUA, 1989, 126 min. Direção: Terry Gilliam. Com John Neville, Eric Idle, Sarah Polley, Oliver Reed. No século 18, o Barão de Munchausen aparece em cidade sitiada pelos turcos e promete salvá-la da difícil situação, caso encontre quatro temíveis amigos que o ajudem a reviver seu mito. A cidade o ajuda a encontrá-los. Mas nem tudo sairá como sonhado. À maneira de Terry Gilliam, tudo é sobrecarregado: da cenografia à interpretação. Expressionismo tardio.

MÃE E FILHO
Cultura, 22h30.
Rússia, 1997. Direção: Alexander Sokurov. As relações entre mãe e filho numa aldeia russa em que os dois são os únicos habitantes. O surgimento de umas tantas lembranças, na medida em que o tempo vai passando, é elemento importante na trama desse filme realizado por cineasta russo contemporâneo significativo.A conferir. Inédito.

ARMADILHA PARA UM ASSASSINO
Globo, 22h40.
(In the Company of Darkness). EUA, 1992, 94 min. Direção: David Anspaugh/David Rosembloom. Com Helen Hunt, Steven Weber. Helen Hunt interpreta a policial caloura que, sem provas para prender um assassino, faz amizade com ele e espera que ele pratique um novo crime. Filme obscuro, apesar de Helen Hunt. Inédito.

UM BREVE ENCONTRO
CNT/Gazeta, 23h30.
(Brief Encounter). Inglaterra, 1974, 76 min. Direção: Alan Bridges. Com Sophia Loren, Richard Burton. Mulher casada encontra homem, também casado. A tensão entre o amor e o lar orienta esse remake do original de 1945.

AS PONTES DE TOKO-RI
Bandeirantes, 0h.
(The Bridges at Toko-Ri). EUA, 1954, 103 min. Direção: Mark Robson. Com William Holden, Grace Kelly, Fredric March. Holden é o aviador que visita a mulher e os filhos antes de partir em missão mais do que difícil: bombardear as pontes de Toko-Ri, na Coréia. Filme de guerra, setor aviação, a não negligenciar.

MALÍCIA
Globo, 0h30.
(Malice). EUA, 1993, 107 min. Direção: Harold Becker. Com Alec Baldwin, Nicole Kidman, Bill Pullman. Baldwin é o cirurgião que retira os ovários de Nicole, mulher de Bill Pullman, um erro médico que talvez não seja só médico. E quem confia num tipo duvidoso como Baldwin merece. Thriller sem mais, alimentado também por progressivo investimento na sensualidade.

HAVANA
SBT, 2h.
(Havana). EUA, 1990, 143 min. Direção: Sidney Pollack. Com Robert Redford, Lena Olin. Dos velhos tempos, o filme busca um desses nomes que, à simples menção, sugerem mistério (Casablanca, Marrocos, Saara). Aliás, o filme tira tudo mais dos velhos tempos, a começar pela história do jogador (Redford) que, pouco antes de Fidel tomar o poder, apaixona-se pela mulher de um revolucionário.


TV PAGA
O destino de "Shine"

da Redação

Estranho destino o de "Shine - Brilhante" (HBO, 22h45), de Scott Hicks.
Esse filme australiano comoveu o mundo ao narrar a perturbada juventude do pianista David Helfgott, cuja carreira e talento ímpar teriam sido sufocados por uma série de internamentos psiquiátricos.
Bem, aí veio a noite do Oscar, e Helfgott em pessoa foi tocar. Um fiasco como raras vezes se viu.
Geoffrey Rush ganhou o Oscar de melhor ator, mas o filme acabou esquecido, como se estivesse nos vendendo gato por lebre.
É o efeito cinema invertido: o filme nos convence de algo. Mas, na hora da prova, a realidade o contraria. Passa por ser insincero, o que talvez não seja verdade. Mas a simples dúvida já é arrasadora. (IA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.