São Paulo, sexta-feira, 02 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CENTRALIZAÇÃO

"O território brasileiro está fragmentado graças à vontade de unificação do poder central. A mão-de-ferro é usada sem procurar um sentido nacional. A forma como o governo oprime Estados e municípios atende à necessidade da economia global, não da sociedade brasileira."

GLOBALIZAÇÃO

"A globalização representa mudanças brutais de valores. Os processos de valorização eram relativamente lentos. Agora há um processo de mudança que não permite que os atores da vida social se reorganizem. Até a classe média, que parecia incólume, está aí ferida de morte."

INGOVERNABILIDADE

"A maneira como o território vem sendo usado no Brasil aponta para a ingovernabilidade da nação, dos Estados e das cidades. (...) Existe um despreparo político, por conta dos partidos, e intelectual, por conta da universidade, para enfrentar as contradições governamentais."

SOCIALISMO

"As cidades não são nada disso. A cidade é o único lugar em que se pode contemplar o mundo com a esperança de produzir um futuro. Mas se criou toda uma liturgia anticidade. A cidade, porém, acaba mostrando que não existe outro caminho senão o socialismo."



Texto Anterior: O Brasil (segundo Milton Santos)
Próximo Texto: O mapa: Pesquisador trabalha com "quatro brasis"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.