São Paulo, sexta-feira, 02 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Gladiador" e "O Tigre e o Dragão" saem na frente na disputa do Bafta



JOSÉLIA AGUIAR
DE LONDRES

Dois filmes saíram na frente na disputa deste ano para o prêmio concedido pela Bafta, a British Academy of Film and Television Arts. Na lista de nomeações do Oscar britânico, "O Tigre e o Dragão", de Ang Lee, e "Gladiador", de Ridley Scott, concorrem em 14 categorias.
Na disputa pelo maior número de prêmios, "Billy Elliot", de Stephen Daldry, com 11 indicações, e "Chocolate", de Lasse Hallström, com oito, também concorrem com folga razoável.
Os nomes dos vencedores do Bafta serão anunciados em uma cerimônia no próximo dia 25 de fevereiro em Londres. O ator e comediante Stephen Fry vai comandar a noite, que guarda muitas semelhanças com a de Hollywood.
Será a primeira vez que o Bafta distribuirá seus prêmios antes do Oscar. Este ano, a cerimônia britânica foi antecipada pelos organizadores em uma tentativa de aumentar a influência da premiação e torná-la, em prestígio, algo como o Globo de Ouro.
Na categoria de melhor filme, os indicados foram "Quase Famosos", "Billy Elliot", "O Tigre e o Dragão", "Erin Brockovich" e "Gladiador". Na de melhor direção, a disputa fica com Ang Lee, Stephen Daldry, Ridley Scott e Stephen Soderbergh.
O troféu de melhor ator será disputado por Jamie Bell, o garoto de "Billy Elliot", Russell Crowe, por "Gladiador", Michael Douglas, por "Garotos Incríveis", Tom Hanks, por "Náufrago", e Geoffrey Rush, por "Contos Proibidos do Marquês de Sade".
Na categoria de melhor atriz, as indicadas foram Kate Hudson ("Quase Famosos"), Juliette Binoche ("Chocolate"), Julia Roberts ("Erin Brockovich"), Hilary Swank ("Meninos Não Choram") e Michelle Yeoh ("O Tigre e o Dragão").


Texto Anterior: Cinema/Estréias - "Poucas e Boas": Protagonista é escada para o autor Woody Allen
Próximo Texto: Outros indicados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.