São Paulo, quarta-feira, 02 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA

Gary Cooper, o bad boy da vez

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Há um punhado de filmes que definiram, entre 1930 e 1931, o que seria o gênero gângster no sonoro, e "Ruas da Cidade" (Telecine Classic, 21h) não é dos menores entre eles.
Pode-se até discutir se o senso estético acurado de Rouben Mamoulian leva o filme por vezes aos limites do estetizante, mas existe ao mesmo tempo uma prioridade da ação inegável.
De passagem, existe a curiosidade, nada pequena, de ver o galã Gary Cooper na pele de um bandido. É coisa rara. Desde sempre, Cooper especializou-se na representação de bons rapazes americanos.
Aqui ele é tão bandido que, entre outras, resiste aos apelos de sua amada Sylvia Sidney para que largue o mundo do crime. E olha que Sylvia na história é a filha de um chefe poderoso e muito perigoso.

TV ABERTA

Uma Lição de Amor
Record, 14h20.
(Goodbye Bird). EUA, 1993, 90 min.
Direção: William Clark. Com Christopher Pettiet, Cindy Picket, Conchetta Tomei. Diretora de escola persegue aluno a quem acusa pelo sumiço de um papagaio e de uma aliança. Bye, bye.

De Volta à Lagoa Azul Globo, 15h45.
EUA, 1991, 120 min. Direção: William A. Graham. Com Milla Jovovich, Brian Krause. Após naufrágio, duas crianças são esquecidas acidentalmente em uma ilha deserta, onde descobrem o amor quando chegam a adolescência. Muito cartão-postal enjoativo e promessas não cumpridas de erotismo.

A Jurada
Record, 21h30.
(The Juror). EUA, 1996, 115 min. Direção: Brian Gibson. Com Demi Moore, Alec Baldwin, Joseph Gordon-Levitt, Anne Heche. Demi é a mãe convocada para ser jurada no julgamento de um mafioso. O problema é que a Máfia ameaça matar seu filho caso não vote conforme seus desígnios. Lenga-lenga sem outro objetivo aparente que não mostrar Demi em apuros e com ar de sofredora.

Poder Absoluto
SBT, 1h45.
(Absolute Power). EUA, 1997, 121 min. Direção: Clint Eastwood. Com Clint Eastwood, Gene Hackman, Ed Harris, Laura Linney. Ao dar um grande golpe, ladrão (Eastwood) inadvertidamente presencia a morte acidental de uma mulher. Em princípio, nada de mais. O problema é que um dos envolvidos na história é ninguém menos que o presidente dos EUA. Será quase convencional daí por diante: FBI, CIA, o diabo, todos atrás do ladrão. Mas quase: pois tudo se joga entre salvar um mundo de aparências e instaurar outro, de verdades. Clint em boa forma (mas ele voltaria ao tema com mais vigor). Quilômetros acima da média, em todo caso. Só para São Paulo.

Intercine
Globo, 2h10.
Para quarta, está programada a disputa entre "Ninja 3 - A Dominação" (1985, de Sam Firstenberg, com Lucinda Dickey, Jordan Bennett) e "Rasputin" (1996, de Uli Edel, com Alan Rickman, Greta Scacchi).

Vamos Cantar
SBT, 4h.
(Melody Time). EUA,1948, 75 min. Direção: Clyde Geromini e outros. Seleção de desenhos em curta-metragem da Disney, em que o aspecto musical é central. Muita fantasia com músicas modernas. Só para São Paulo.

Eles Matam e Nós Limpamos
Globo, 4h05.
(Curdled). EUA, 1996, 88 min. Direção: Reb Braddock. Com William Baldwin, Angela Jones, Bruce Ramsay, Lois Chiles, Barry Corbin. Para melhor desenvolver sua fascinação por assassinatos, garota se emprega em empresa especializada em limpar vestígios de crimes. Comédia de humor negro. (IA)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Casamento real! Vai ter sidra com croquete
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.