São Paulo, quinta-feira, 02 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lume revive mundo de chapeleiros

DA REPORTAGEM LOCAL

Quem conheceu o Lume por "Café com Queijo" (1999), espetáculo mais popular do grupo campineiro em atividade há duas décadas, tem encontro marcado com "O Que Seria de Nós Sem as Coisas Que Não Existem".
Em cartaz a partir de amanhã, no Sesc Belenzinho, a nova peça pertence à mesma linha mestra de pesquisa de "Café com Queijo": a mímesis corpórea.
Por meio dela, o ator transpõe à cena a observação minuciosa de ações físicas do cotidiano.
"O Que Seria de Nós..." reúne novamente os atores Ana Cristina Colla, Jesser de Souza, Raquel Scotti Hirson e Renato Ferracini. Dessa vez, eles criam personagens inspirados em aposentados de uma fábrica de chapéus.
Reunidos na calada da noite, três chapeleiros e uma jovem aprendiz buscam a confecção utópica do "chapéu perfeito".
Para Ana Cristina Colla, o desafio é "criar uma onírica fábrica de realidades emprestadas, preenchida pela memória de três chapeleiros aposentados."
Ao contrário de "Café com Queijo", mais calcado na realidade, aqui o projeto é alcançar a fábula por meio de dramaturgia própria, inspirada no documentário "O Chapéu do Meu Avô" (2004), de Julia Zákia, sobre as memórias do dono da última fábrica de chapéus do Brasil, a Cury, aberta em Campinas em 1920.
O texto dá lugar a paixões, medos e ilusões dos personagens aparentemente fantásticos, ponte entre o real (relato de operários) e as figuras ficcionais (construídas a partir dos universos físico e imaginário de cada ator).
Para dirigir o espetáculo, o Lume convidou o argentino radicado na Itália Norberto Presta, do Centro Via Rosse di Produzione Teatrale, com o qual tem afinidades no processo de criação. (VS)


O Que Seria de Nós Sem as Coisas Que Não Existem
Onde:
Sesc Belenzinho (av. Álvaro Ramos, 915, tel. 0/ xx/11/6602-3700
Quando: estréia amanhã, às 21h30; sex., às 21h30; e sáb. e dom., às 18h. Até 26/3
Quanto: R$ 15


Texto Anterior: Teatro: Entre dilemas morais, "O Rim" ri da ética
Próximo Texto: Comida: Talento renovado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.