São Paulo, quinta-feira, 02 de março de 2006

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BEBIDA

Cachaças tentam competir com vodca

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A oferta crescente de cachaças premium mostra que a bebida está atraindo apreciadores de bons destilados. Para os jovens, no entanto, faltam marcas que gerem identificação.
Com esse diagnóstico, a GRM Brasil, que produz a cachaça premium GRM, desenvolveu a recém-lançada Attitude. Da escolha do nome ao desenho da garrafa, passando pelo método de produção, tudo foi planejado para conquistar consumidores de 18 a 35 anos.
"Para eles, ficou a imagem do primeiro porre de cachaça, seguido por uma ressaca terrível causada por bebidas de má qualidade", avalia Renato Elói, sócio da empresa. Por isso, a vodca teria ganho espaço na composição de drinques como a caipirinha. "Queremos mostrar que é possível fazer uma cachaça tão boa quanto as vodcas ou mesmo o uísque."
Fabricada em Piracicaba (SP), a Attitude é duplamente destilada e possui 38% de teor alcoólico, considerado baixo para o segmento. De acordo com Elói, essa composição elimina impurezas e evita efeitos indesejados, como mau hálito e dor de cabeça. Com investimento inicial de R$ 2 milhões, a empresa pretende comercializar 10 mil garrafas por mês. A bebida custa, em média, R$ 25.

Aguardente com maçã
Outra destilaria que aposta em uma bebida suave para competir com a vodca é a Clamore. Ela acaba de lançar a Alambique de Ouro, nas versões Branca (R$ 10) e Ouro Velho (R$ 18). Produzida em Atibaia (SP), trata-se de uma aguardente bidestilada e kasher baseada na fórmula da Cana Schnaps, outra marca da empresa, mas com teor alcoólico mais baixo (38%). Para acelerar o envelhecimento, a Ouro Velho permanece em tonéis de carvalho com maçã moída.
(RACHEL BOTELHO)


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