São Paulo, terça-feira, 02 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bastidor explica sucesso do "BBB"

Em páginas pessoais, fãs divulgam notícias do programa; especialistas dizem que o reality difundiu o uso da internet

Blogueiros fazem comentários simultâneos à exibição na TV; sites piratas exibem imagens exclusivas do pay-per-view da atração


DA FOLHA ONLINE

O interesse em massa pelo "Big Brother" é um fenômeno pouco compreendido.
José Guilherme Magnani, professor de antropologia da USP (Universidade de São Paulo), acredita que a chave para entender o fenômeno está na abertura dos bastidores da "celebrização" de gente comum.
"É um fenômeno criado pela mídia, do culto pela celebridade, de pessoas que se tornam celebridades. É a passagem entre dois mundos. Isso aliado ao "eu também poderia ser uma delas'", analisa Magnani.
A atração das pessoas por notícias sobre os participantes fica clara com enorme procura sobre o "Big Brother" em fontes "não oficiais". Blogs de gente comum se consolidam e são ponto de encontro de fãs.
"Na internet, as pessoas se mobilizam para cuidar da prova do líder, por exemplo", cita Susan Mello, que mantém o blog "De Cara para a Lua" como um hobby. A média de acessos é de 45 mil pessoas por dia.
A mobilização em torno do programa chegou ao ponto de um comerciante oferecer R$ 50 mil em dinheiro, por meio de um blog, para quem ajudasse a eliminar o participante Marcelo Dourado do programa.
"O que está acontecendo é que quase acidentalmente o "Big Brother" acaba ensinando para muita gente o beabá do uso da rede como mídia", observa Ronaldo Lemos, colunista de internet do Folhateen.
"Ele ensina a usar ferramentas de mobilização on-line, como o Twitter, e como falar com outras pessoas de forma eficaz, a produzir mensagens de efeito viral e até princípios básicos de crítica", afirma Lemos.
"Resta saber se essas lições aprendidas e exercitadas vão depois ser utilizadas para outros assuntos, inclusive de interesse público. Acho que as eleições vão ser um teste importante", lembra Lemos.
Susan já planeja direcionar o "De Cara para a Lua" para a cobertura da eleição presidencial.
Os blogueiros agregaram um novo serviço à cobertura, o "live blogging". São comentários simultâneos durante o programa na TV aberta. Funciona como uma mesa-redonda em que vários "especialistas" postam mensagens curtas sobre o que rola na televisão.
Já os sites piratas que exibem em "streaming", transmitido ao vivo, o conteúdo do pay-per-view abrem possibilidade de diálogo entre os espectadores, há uma janela de vídeo e outra de bate-papo. A Globo já se pronunciou contra os piratas e briga para tirá-los do ar.
No site oficial do programa, os assinantes têm direito a assistir em tempo real sete câmeras. O diálogo entre os espectadores da atração existe através de um "microblog".
Segundo Ana Bueno, responsável pelo site do "BBB", há uma "leve moderação".
"O filtro é só para preservar o público, há várias mensagens criticando o programa", diz.
"Já deixamos de ser multimídias, somos mais moderninhos, podemos ser considerados o primeiro produto transmídia do Brasil", afirma J.B. Oliveira, o Boninho, responsável pelo "BBB". O diretor, que se tornou "twitteiro" voraz, não está pecando por falta de modéstia. (TEREZA NOVAES)


Texto Anterior: Um novo jogo
Próximo Texto: Saiba mais: Paredão deve reconfigurar as alianças
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.